O conceito de Ciência Aberta

O conhecimento é um bem de maior grandeza, um bem público, pertença de todos e que a todos deve beneficiar e ser concedido. A sociedade em geral e as comunidades associadas à produção e à curadoria do conhecimento têm um papel responsável e fundamental na promoção, na valorização, na divulgação e na partilha do conhecimento. O conhecimento é de todos e para todos. Neste sentido, a disponibilização da ciência que resulte de financiamento público é imperativa e a disponibilização aberta dos resultados da investigação realizada com recurso a financiamento público tem significativos benefícios sociais e económicos. (MCTES, 2016)

A Ciência Aberta (CA) – Open Science – consiste na abertura do processo científico enquanto um todo, reforçando o conceito de responsabilidade social científica. Permite a partilha do conhecimento entre a comunidade científica, a sociedade e as empresas, ampliando desta forma o reconhecimento e o impacto. Os pilares da CA são: o Acesso Aberto, os Dados Abertos, a Investigação Aberta, as Redes Abertas de Ciência e a Ciência Cidadã. Considera-se hoje que a CA tem inúmeras vantagens, entre as quais aumentar a eficiência na investigação, promover o rigor académico e a qualidade da investigação, promover a literacia científica e o retorno científico para as instituições. O projeto FOSTER identifica quatro componentes principais do conceito de Ciência Aberta:

  • Acesso Aberto: refere-se aos resultados científicos com revisão por pares, disponíveis online e sem limitações de acesso.
  • Dados Abertos: referem-se a publicações online de dados de investigação recolhidos durante um projeto de investigação e disponibilizados para acesso e reutilização.
  • Código Aberto: significa software que pode ser acedido de forma livre com uma licença de código fonte que permite a sua utilização, criação de derivados e distribuição.
  • Investigação Replicável Aberta: ato de praticar a Ciência Aberta para permitir a replicabilidade independente dos resultados de investigação.

 

Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior. (2016). Ciência Aberta Conhecimento para Todos: Princípios Orientadores. Disponível em http://www.portugal.gov.pt/media/18506199/20160210-mctes-ciencia-aberta.pdf 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.