Sabia que…o apoio ao utilizador das bibliotecas da UA tem uma estratégia em que tu estás no centro?

As bibliotecas da UA têm vindo a desenvolver e a implementar um conjunto de serviços com vista a promover o acesso às fontes de informação, a reafirmar a relevância das competências de literacia da informação e a potenciar o papel da biblioteca no apoio à aprendizagem e investigação. Esta ação tem por base três eixos:

1. a aposta permanente na formação contínua dos profissionais;
  2. a conceção e disseminação de conteúdos relevantes e adequados e sua atualização constante;
  3. a inovação, com recurso às tecnologias emergentes que permitam redundância dos pontos de acesso à informação e dos serviços.

Serviços de apoio:

Serviço de Referência e Apoio a Pesquisas
Orientar os utilizadores na localização das fontes de informação adequados às suas necessidades assim como apoiar na pesquisa e recuperação de informação em diversas fontes. Outro foco deste serviço é a promoção do uso adequado da informação, nomeadamente através de apoio na gestão de referências bibliográficas.
+ informação

Formação de utilizadores e projetos de literacia de informação
Consiste na implementação de projetos relacionados com o desenvolvimento de competências de literacia de informação que facilitem os processos de aprendizagem em contexto académico e ao longo da vida. Distinguem-se duas vertentes de atuação: sessões promovidas em colaboração com docentes, dirigidas aos alunos dos diversos ciclos; workshops sobre temáticas diversas ligadas a áreas emergentes no acesso e uso da informação e da investigação, disponíveis à comunidade mediante inscrição individual.
+ informação

Apoio ao utilizador com necessidades especiais
Tem como objetivo apoiar e orientar de forma personalizada os alunos com necessidades especiais, nomeadamente alunos cegos, com baixa-visão, surdos e com mobilidade reduzida, no acesso à informação e ao conhecimento científico, através da produção e disponibilização de conteúdos digitais em formato acessível, impressão de conteúdos em formato Braille, realização de sessões de formação individualizadas e presenciais e disponibilização de gabinetes equipados com tecnologias de apoio.
+ informação

Conceção e disponibilização de conteúdos de apoio ao utilizador
Criação de conteúdos de apoio ao utilizador no acesso, uso e gestão da informação académica, através de manuais, guias Web temáticos, tutoriais, vídeos, o boletim “A Biblioteca Informa“, etc.
+ informação

Atividades de comunicação e divulgação
Conceção e criação de materiais de divulgação e partilha nos meios de comunicação, tais como o Jornal Online UA, email para a comunidade UA e para entidades externas, o Blogue “A Biblioteca em forma”, a plataforma Elearning UA, a página das Bibliotecas da UA no Facebook.

Imagem: AREAU|SBIDM 2016

Os conteúdos deste artigo foram apresentados em poster, no âmbito da conferência Teaching Day’17, 6.ª edição, que decorreu no dia 29 de novembro, na Universidade de Aveiro. Para consultar o poster na íntegra, clique aqui.