Teses: modelo e depósito

Depois de defendidas na Universidade de Aveiro, as teses e dissertações  são enviadas para a Biblioteca, pelas secretarias dos Departamentos e pelos Serviços de Gestão Académica. Na Biblioteca da UA, é efetuado o tratamento técnico das teses e após a análise e verificação do cumprimento das normas e procedimentos para a sua apresentação, segue-se a disponibilização das mesmas em formato digital no RIA – Repositório Institucional da UA, em regime de acesso aberto ou restrito.

Ao longo deste processo, vão surgindo questões/ dúvidas por parte dos autores, nomeadamente:

quais as regras ou normas a seguir na produção/escrita de uma tese (no formato impresso, na versão digital e até na Declaração de Direitos de Autor)?

como se processa o depósito das teses no Repositório da Instituição?

modelo
Na página dos Serviços de Gestão Académica da UA, poderá encontrar as diretivas que a Universidade disponibiliza neste momento sobre as normas/modelos para a apresentação de:

Por outro lado e tendo em conta a regulamentação em vigor na UA, a Biblioteca promove o workshopComo cumprir as normas de apresentação escrita das teses e dissertações da UA, destinado a investigadores e alunos do 2º e 3º ciclo, no qual pretende salientar as irregularidades e dúvidas mais frequentes, exemplificando os procedimentos corretos para a apresentação das mesmas.

depósito
Após a entrada das teses na Biblioteca, a versão digital (pdf) que acompanha o formato impresso, é depositada no repositório pela equipa do RIA – Repositório Institucional da UA. O depósito de dissertações de mestrado e teses de doutoramento defendidas na Universidade de Aveiro é da responsabilidade da Biblioteca da UA e não do próprio autor. Por esse motivo,  as coleções relativas às tipologias indicadas não estão visíveis para os depositantes no Repositório.

restrições de acesso
Uma das etapas do processo de depósito de documentos no RIA é a definição do nível de acesso do documento depositado, que pode ser um dos seguintes:

acesso aberto – o ficheiro digital do documento fica disponível online (acesso integral ao documento);
+ acesso restrito – o ficheiro digital do documento fica indisponível para consulta/download por tempo indeterminado;
+ embargo acesso restrito ao ficheiro digital do documento por tempo determinado (6 meses, 1 ano, 2 anos).

Os níveis de acesso ao documento no RIA, são definidos na Declaração de Direitos de Autor pelo próprio autor.

mais informação
Consulte a página da bibliotecas – http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/page/16504.
Envie um email para ria-repositorio@ua.pt.