Estilo bibliográfico Vancouver

Estilo bibliográfico - VancouverAo realizar um trabalho académico de carácter científico deve sempre mencionar as fontes consultadas, através de citações no texto e a apresentação da lista das referências bibliográficas no final do respectivo trabalho.

Uma referência bibliográfica apresenta os detalhes da publicação, de forma a permitir uma identificação inequívoca daquele documento. Cada referência bibliográfica deverá incluir a informação detalhada prevista pela norma em uso que permita a identificação inequívoca daquele trabalho. Os dados a incluir variam de acordo com o tipo de publicação: uma referência bibliográfica de um livro é diferente daquela que se faz para um artigo de revista científica ou uma patente.

O estilo Vancouver utiliza um sistema de citação numérico e é usado para as áreas das ciências da saúde, ciências exatas e medicina.

Por que razão é importante citar e referenciar?

› Identificar as publicações que foram consultadas e a partir das quais foram recolhidos os conteúdos que são citados no texto;

›  Estabelecer uma distinção clara entre o seu próprio trabalho e o trabalho publicado por outros, mostrando como o trabalho dos outros contribuiu para o seu próprio trabalho;

›  Especificar a localização precisa dos conteúdos citados na sua publicação, de modo a que os leitores possam consultá-los, se assim pretenderem.

 Mais informação

Estilo Vancouver – exemplos

_ Artigo impresso

Los trabajos prácticos en la construcción del conocimiento biológico y geológico. Alambique. 2006; 47:1-85.

_ Artigo eletrónico

Favre E, Svendsen HF. Membrane contactors for intensified post-combustion carbon dioxide capture by gas-liquid absorption processes. Journal of Membrane Science. 2012; [cited 2012 maio 17 ]; 407-408:1-7.Available from: http://www.sciencedirect.com/science/journal/03767388.

Livro Impresso

Allison LA. Fundamental molecular biology. Hoboken (NJ): John Wiley & Sons; 2012.

_  Livro Electrónico

Campbell NA, Reece JB. Biology: Pearson Education Australia; 2011[cited 2012 maio 17 ]. Available from: http://books.google.pt/.

_  Site Web

Index to organism names. [Web page] Reino Unido: Thomson Reuters; 2009 [cited 17 maio 2012]. Available from: http://www.organismnames.com/.

Tese de doutoramento

Ferreira EMSLA. Biodiversity and conservation of the middle-Araguaia herpetofauna: Universidade de Aveiro; 2011. Available from: http://hdl.handle.net/10773/4266

 

Referências bibliográficas: manual de normas e estilos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.