OpenAire

O OpenAIRE surgiu no âmbito da estratégia da Comissão Europeia para a promoção da Ciência Aberta nos países europeus e como a infraestrutura que permite agregar as publicações e dados científicos resultantes dos projetos financiados pelo 7.º Programa-quadro e pelo Horizonte 2020.

Trata-se de uma plataforma que agrega registos de várias instituições, onde é possível pesquisar publicações (artigos, teses de doutoramento, etc.), dados científicos, projetos de investigação e repositórios.

O portal disponibiliza ainda informações e conteúdos de apoio sobre o Acesso Aberto, os programas de financiamento da Comissão Europeia, as suas políticas e mandatos e a forma de os cumprir.

Os investigadores da Universidade de Aveiro abrangidos por projetos financiados pelo 7.º Programa-quadro e pelo Horizonte 2020, e obrigados a depositar as suas publicações num repositório, deverão fazê-lo no RIA: Repositório Institucional da Universidade de Aveiro, que é indexado pelo OpenAIRE, através do RCAAP.

Ao depositar trabalhos num repositório compatível com o OpenAIRE, e adicionando a referência do projeto aos metadados do registo depositado, as publicações e dados a ele associados são automaticamente disponibilizadas no portal OpenAIRE.

Mais informações em: https://www.openaire.eu/faqs.