Um livro, vários formatos

As bibliotecas da UA disponibilizam um serviço especializado no apoio aos alunos que têm algum tipo de dificuldade de acesso ao texto impresso, quer seja ao nível da mobilidade dos membros superiores, quer ao nível da visão.

Para que este acesso seja efetivo, o Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais (SAUNE) das bibliotecas da UA desenvolve um processo de conversão que parte dos livros impressos disponíveis nas estantes e termina em documento digitais em formato acessível.

Ler mais sobre Um livro, vários formatos

Como criar conteúdos digitais acessíveis

A informação e o conhecimento devem ser recebidos por todos de igual forma, independentemente do formato onde a mesma é transmitida. Assim, no próprio ato de registar num documento um conjunto de ideias, factos e opiniões é pertinente certificarmo-nos que essa informação se encontra acessível e bem estruturada, de modo, a não ser necessário a posteriori adaptar essa mesma informação às necessidades específicas de cada perfil de utilizador.

A razão de se produzirem conteúdos digitais acessíveis possibilita:
O acesso à informação e ao conhecimento a todos os utilizadores incluindo os utilizadores com deficiência;
A navegação e compreensão dos conteúdos a um maior número de utilizadores;
Maior visibilidade aos seus conteúdos, na pesquisa web.

Ler mais sobre Como criar conteúdos digitais acessíveis

A UA inclui – receber, incluir e integrar

Fotografias da atividade “A UA inclui: receber, incluir e integrar”.

No âmbito da iniciativa UA Open Campus, que decorreu nos dias 10, 11 e 12 de maio, o Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais (SAUNE) juntamente com o Gabinete Pedagógico e o Clube de Vela Adaptada dinamizaram no dia 10 de maio a sessão com o mote ”A UA inclui: receber, incluir e integrar“. Realizaram-se duas sessões para alunos e encarregados de educação, no gabinete com equipamentos específicos para alunos com Necessidades Especiais, localizado na Biblioteca do campus, onde se deu a conhecer o conjunto de iniciativas e condições que a Universidade de Aveiro disponibiliza para a plena integração e envolvência de estudantes com Necessidades Especiais nesta academia.

Ler mais sobre A UA inclui – receber, incluir e integrar

Global Accessibility Awareness Day

A acessibilidade digital é um tema muito discutido e explorado, visando o desenvolvimento de tecnologias e recursos que permitam aos utilizadores com necessidades especiais um acesso mais uniforme à informação e ao conhecimento.

Com o intuito de reforçar esta temática, o Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais, sediado na biblioteca da Universidade de Aveiro, junta-se à comemoração do Dia da Consciencialização Global da Acessibilidade (#GAAD), assinalado anualmente no dia 15 de maio, despertando a consciência para o que se pode fazer tanto ao nível da produção de conteúdos acessíveis, como de técnicas que promovam essa mesma acessibilidade.

Ler mais sobre Global Accessibility Awareness Day