Utilizar tecnologias de apoio

As tecnologias de apoio (TA) encontram-se disponíveis no 3.º piso da Biblioteca no gabinete 17.3.14 e podem  ser usadas por utilizadores com necessidades especiais da Universidade de Aveiro, assim como por utilizadores externos à instituição.

Para utilizadores cegos e com baixa-visão:
Impressora Braille
Efetua a impressão em Braille de documentos digitais. Para obter informações sobre a impressão de documentos em Braille consulte o Regulamento para o pedido de documentos em formato acessível (pdf, 60 kilobytes).

Linha Braille Focus 40
Permite navegar no ambiente Windows e na Internet de forma acessível com o Jaws.

Lupa para amblíopes
Destinado a utilizadores com baixa visão, tem como função ampliar o texto impresso de livros ou folhas soltas.

Braille Music Editor (BME)
Software que permite a edição de partituras, usando a grafia Braille musical. A gravação final é feita no formato PLY (formato proprietário do BME) ou em formato MIDI.

Magic, ZoomText Magnifier/Reader
Software que permite ampliar os caracteres no ecrã do computador, com possibilidade de seleção da área de ampliação, ajustar o nível de cores, contraste e brilho e possui também leitor de ecrã.

Jaws for Windows, Window-Eyes
Software que converte em voz o texto apresentado no ecrã do computador permitindo o acesso a uma variedade de aplicações de trabalho, de educação e de lazer. O Jaws é compatível com os browsers Internet Explorer, Firefox, Google Chrome, Adobe Acrobat Reader e com a maioria das linhas Braille.

WinBraille
Software que permite converter um documento a negro para caracteres Braille e fazer a impressão do mesmo.

Para utilizadores com deficiência motora:
Braço Articulado
Dispositivo articulado, flexível e adaptável a diversas aplicações.

IntelliKeys
Teclado que substitui o teclado normal de um computador. Apresenta um conjunto de grelhas predefinidas, para serem usadas consoante as necessidades do utilizador.
Está também disponível o programa Overlay Maker, que permite desenhar e programar grelhas para o Intellikeys, ao mesmo tempo que se ajusta também a outros programas.

Page turner
Dispositivo automático que permite virar as páginas de um livro ou revista à medida que vão sendo lidas. O virar da página, ou o recuar são feitos através de um simples click no botão, que move para a frente ou para trás, consoante o que se pretende. É simples o seu manuseamento e bastante ergonómico.

TrackBall
Apontador ergonómico, similar ao rato. Consiste numa esfera que é movimentada com os dedos ou com a palma da mão para se poder mover o cursor.
Este dispositivo é útil e bastante confortável especialmente para utilizadores com dificuldades de movimentação das mãos, braços e ombros.

Tracker Pro
Dispositivo constituído por uma câmara Web e funciona através dos movimentos da cabeça ou de qualquer outra parte do corpo. O TrackerPro é colocado em cima do ecrã do computador e tem como função substituir o rato do computador .
Esta tecnologia é exclusiva para utilizadores com limitações ao nível da movimentação das mãos.