13 de março de 2019 | 14h00 – 15h30 | sala C.2.6, Departamento de Educação e Psicologia

O Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras é organizador do Seminário Científico dinamizado por Carla Maria Ataíde Maciel, intitulado “Crenças e Atitudes em relação às línguas e culturas indianas em Moçambique”.

Carla Maciel é Professora Associada na Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da UniMaputo, Moçambique, e encontra-se a realizar um Pós-Doutoramento no LALE sob orientação científica da investigadora do CIDTFF, Maria Helena Araújo e Sá.

A participação é gratuita, com necessidade de inscrição, por email, para Susana Pinto (spinto@ua.pt ).

ver mais

 

Resumo:

“Em Moçambique, os discursos sobre a diversidade cultural e a inclusão escolar são omissos em relação às comunidades indianas que falam o Português, mas também línguas indianas. As línguas e as culturas indianas têm presença secular no país, mas têm sido marginalizadas no sistema educativo. Não há estudos sobre o número de falantes das várias línguas indianas, os domínios de uso destas línguas, as atitudes dos seus falantes em relação ao Português, língua o­cial do país, e às línguas Bantu, línguas nacionais. Neste seminário, apresentaremos o projeto e resultados parciais de uma pesquisa mista, qualitativa e quantitativa, que estamos a realizar sobre os usos bem como as crenças e atitudes em relação às línguas e culturas indianas em Moçambique por forma a contribuirmos para a formulação de políticas linguísticas e educativas mais inclusivas.”