18 de março de 2019 | 11h-12h| sala C.2.62, Departamento de Educação e Psicologia

O Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras organiza o Seminário Científico dinamizado pela investigadora do CIDTFF, Mónica Lourenço, intitulado “O Cambridge Framework for Life Competencies: apresentação e reflexões em torno da responsabilidade social e da cidadania global”.

A participação é gratuita, com necessidade de inscrição, por email, para Susana Pinto (spinto@ua.pt ).

Resumo:

Como podemos preparar os nossos alunos para colaborar com pessoas de todo o mundo, para pensar criticamente e agir de forma responsável perante desafios cada vez mais complexos ou para mostrar resiliência diante de mudanças constantes em sociedades multiculturais, interdependentes e globalizadas? Estas foram algumas das questões que levaram a Cambridge a desenvolver o Cambridge Framework for Life Competencies (CamFLiC), um referencial que pretende auxiliar os educadores a promover as competências transversais dos seus alunos, relacionando-as com os programas de língua inglesa.

Neste seminário, pretende-se apresentar e discutir a relevância deste referencial, atendendo ao seu processo de construção, aos objetivos de aprendizagem que preconiza e às tarefas pedagógico-didáticas que propõe no âmbito do ensino e aprendizagem da língua inglesa. Dar-se-á um enfoque especial à área da responsabilidade social, na qual Mónica Lourenço esteve diretamente envolvida, a partir do trabalho que tem vindo a desenvolver sobre educação e formação para a cidadania global.”