No dia 30 de maio decorreu a última sessão da primeira edição do “INCLU(n)IR: Diálogos de (e para) uma comUNIdade INCLUsiva” com o tema: “Da teoria à prática em Educação Inclusiva: Perturbação do Espectro do Autismo, Dislexia e CRTIC”.

A sessão contou com a presença de Ana Vera Almeida, Carmen Ucha & Elza Lobo (Agrupamento de Escolas de Esgueira), Lénia Carvalhais (Universidade Portucalense UPT), Ana Maia & Catarina Iglésias (Crtic Eixo-aveiro Eixo) e promoveu a elucidação e sensibilização para uma educação mais inclusiva.

Este evento científico constituiu-se de um conjunto de 4 sessões abertas à toda a comunidade, organizadas pelas investigadoras do CIDTFF, Paula Santos, Marisa Machado e Evelyn Santos.

A primeira sessão, no dia 9 de maio, teve como base o tema “Processos e potencialidades para uma Educação Inclusiva”, e contou com as convidadas Luzia Lima-Rodrigues (Instituto Politécnico de Setúbal), Tânia Sardinha (Agrupamento de escolas de Eixo) e Ana Traqueia (Professora de Ensino Secundário).

A segunda sessão, subordinada ao tema “Intervenção Precoce na Infância e o suporte familiar”, foi dinamizada por Catarina Vaz da Associação Nacional de Interveção Precoce (ANIP).

O terceiro encontro científico, dia 23 de maio, foi dinamizado por Sofia Santos (Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa), João Adelino dos Santos (Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Paiva) e Fátima Almeida (Agrupamento de Escolas de Nelas), em que promoveram a sensibilização para uma Educação Inclusiva a fim de fomentar uma comunidade onde todos tenham a oportunidade de pertencer, participar e aprender. Constituiu-se uma discussão aberta e aprofundada, perspetivando-se políticas e funções de vários agentes no processo educativo, como também o desenvolvimento de práticas educativas que possibilitam a aprendizagem de todos os estudantes.