Amanda Franco (CIDTFF) & Rui Marques Vieira (CIDTFF) | in Atas – Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, pp. 26-31

Resumo:

O pensamento crítico é uma “competência do século XXI”, transversal a diferentes esferas de vida, útil para pensar sobre diversificados conteúdos. Dada a sua relevância no contexto académico, mundo do trabalho e vida diária, torna-se necessário dispor de instrumentos para operacionalizar pensamento crítico, para a sua promoção e avaliação do impacte da mesma. Apresentamos o estudo qualitativo de tradução-adaptação para língua portuguesa de um instrumento de auto-relato que avalia a disposição dos estudantes universitários para pensar criticamente. Descrevemos, ainda, o estudo piloto (com técnica think aloud) para validação da versão portuguesa preliminar. Finalmente, tecemos considerações sobre a relevância deste instrumento para a avaliação formativa do pensamento crítico. Levar os estudantes universitários a examinar a sua disposição para pensar criticamente é um primeiro passo para a auto-reflexão sobre a forma como pensam quotidianamente, seguida da utilização, por parte dos professores, de estratégias de ensino-aprendizagem orientadas para a promoção do pensamento crítico.

Palavras-chave: Pensamento crítico; Ensino superior; Auto-relato; Estudo qualitativo; Formação de professores.

Referência:
Franco, A., Vieira, R. M. (2019). Estudo de validação de instrumento para avaliar a disposição dos estudantes no ensino superior para pensar criticamente. In Atas – Investigação Qualitativa em Educação/Investigación Cualitativa en Educación, v. 1, pp. 26-31. Retrieved from https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ2019/article/view/2058