Eunice Silva, Maria João Loureiro (CIDTFF) & Magda Pischetola| In Eduser – Revista de Educação, 11(1), pp. 61-75

Resumo:

“Neste estudo é feito uma análise dos dados de uma pesquisa descritiva e de cunho exploratório, recortando as perceções de professores do estado do Paraná (Brasil) sobre as suas práticas de integração das TIC. Visa-se caracterizar as perceções e discutir que tipo de competências digitais essas práticas refletem. Os dados foram sujeitos a análise estatística descritiva e os resultados analisados tendo em conta os índices do European Digital Competence Framework for Educators (DigCompEdu). Identificou-se que os professores desenvolvem sua atividade em contextos profissionais com alto estímulo para a exploração das TIC, recorrem à internet em busca de novas metodologias de ensino, planejam com o uso das TIC, supervisionam pesquisas feitas por alunos e promovem trabalho colaborativo. Considera-se que o estudo é relevante por analisar práticas educativas com TIC em um contexto brasileiro considerando indicadores de um referencial que pode ser norteador de políticas para o desenvolvimento de competências digitais.”

Referência:
Silva, E., Loureiro, M. J., & Pischetola, M. (2019). Competências digitais de professores do estado do Paraná (Brasil). in Eduser – Revista de Educação, 11(1), pp. 61-75. Retrieved from https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/125