O XVIII Encontro Nacional de Educação em Ciências (XVIII ENEC) & III International Seminar of Science Education (III ISSE) que decorreu entre 5 e 7 de setembro na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, contou com o envolvimento de investigadores do CIDTFF na sua organização, conselho científico e como participantes com comunicações e posters.

Integraram a comissão científica os investigadores do CIDTFF, Alcina Mendes, Ana Rodrigues, J. Bernardino Lopes, Dorinda Rebelo, Fátima Paixão, Fátima Regina Jorge, Filomena Teixeira, José Alexandre Pinto e Rui Vieira. Os investigadores António Cachapuz, Isabel P. Martins e Luís Marques fizeram parte da comissão científica honorária.

A investigadora Fátima Paixão participou como oradora convidada na sessão de abertura e com a comunicação subordinada ao tema “Com e sobre a história da química como contexto de ensino no 3.ºCiclo” e foram também da (co)autoria de investigadores do CIDTFF as comunicações orais e em poster que passamos a listar:


Comunicações orais:

Diálogos entre a educação científica e a educação literária: o guião didático como ferramenta de apoio à prática profissional | Joana Rocha, Sandra Silva, Lisa Afonso, Xana Sá-Pinto (CIDTFF), Sara Aboim, José António Gomes, Joaquim Bernardino Lopes (CIDTFF), Armando Soares, Paula Catarino (CIDTFF) & Benjamim Fonseca (CIDTFF)

Estratégias didáticas orientadas para o desenvolvimento do pensamento crítico na educação em ciências: visão global | Ana Sofia Sousa (CIDTFF) & Rui Marques Vieira (CIDTFF)

O sabor da diversidade: explorar a diversidade de variedades de plantas domésticas para promover literacia científica | Sara Aboim, Lisa Afonso & Xana Sá-Pinto (CIDTFF)

Contributos da investigação sobre pensamento crítico na educação em ciências do Ensino Básico | Celina Tenreiro-Vieira (CIDTFF) & Rui Marques Vieira (CIDTFF)

Formação inicial de professores de ciências: (re)construindo conceções e práticas sobre CTS | Mónica Seabra (CIDTFF) & Rui Marques Vieira (CIDTFF)

O caulino e sua relevância social: um contexto para a formação de professores de ciências | Dorinda Rebelo (CIDTFF), Maria João Pinto & Alcina Mendes (CIDTFF)

Aproximação do clube de ciências ao espaço escolar de formação docente | Freud Romão & Fátima Paixão (CIDTFF)

Didática e prática em diálogo: contributos para o desenvolvimento profissional na formação inicial | Fátima Regina Jorge (CIDTFF), Fátima Paixão (CIDTFF), Paulo Silveira & Helena Martins

O ensino prático em biologia e geologia e o relatório “V de Gowin”: um casamento ‘fora de moda’ ou ‘mal resolvido’? | Betina Lopes (CIDTFF), Isabel Abrantes, Diana Soares, Ana Vitória Baptista & Mike Watts

Ensino experimental de ciências: práticas e constrangimentos | Ana Rodrigues (CIDTFF), Diana Oliveira (CIDTFF), Patrícia Silva & Pedro Bem-Haja

O conhecimento da seleção natural de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e de estudantes em formação inicial de professores | Patrícia Pessoa, Xana Sá-Pinto (CIDTFF) & Bento Cavadas

Formação de futuros professores de matemática em Angola: intervenção didáticomatemático que favoreça a educação para a sustentabilidade ambiental | Paxe Amazonas (CIDTFF), Fátima Paixão (CIDTFF) & Teresa Neto (CIDTFF)


Comunicações em poster:

Literacia ecológica e ambiental na formação de professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico | Susana Silveira (CIDTFF), Filomena Martins (CIDTFF) & Filomena Teixeira (CIDTFF)

Práticas de ensino sobre desenvolvimento sustentável e solos no ensino básico português | Patrícia João, Ana Rodrigues & Maria Helena Henriques

Diferenciação Pedagógica e Flexibilidade Curricular: contributos para a Educação em Ciências | Dorinda Rebelo, Alcina Mendes, Deolinda Tavares & Cecília Bento

O desenvolvimento de uma app para educação em ciências envolvendo diferentes intervenientes | Rita Tavares, Rui Vieira & Luís Pedro

ver mais