Maria Helena Araújo e Sá, investigadora do CIDTFF, coordenará um painel na Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE2019), evento da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) a ter lugar em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 21 e 22 de novembro de 2019.

O painel coordenado pela investigadora, intitulado “Plurilinguismo, Pluricentrismo e Diálogos Interculturais”, aborda as questões: Quais as modalidades de uso das línguas? Como se estabelece o seu contacto, incluindo com as línguas originárias? Como se desenvolve o bilinguismo? Como desenvolver as redes de ensino das línguas e as redes de cultura?

Contará com a participação de Gilvan Müller de Oliveira (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil), Javier López Sánchez (Secretaría de Educación Pública (SEP), México), Ana Beatriz Sousa (Universidade de Brasilia, Brasil), Ladislaa Alcaraz de Silvero (Secretaría de Políticas Lingüisticas, Paraguai) e, do relator, Lázaro Rodríguez Oliva (Consultor internacional, Cuba/Panamá)

Subordinada ao tema “Ibero-América: Uma comunidade, duas Línguas Pluricêntricas”, a conferência abordará temas relacionados com o valor das línguas, as geografias que estas afirmam, a relevância geopolítica, a dimensão bilíngue a nível internacional, o seu lugar nos organismos multilaterais, nas agências de cooperação internacional e nas organizações da sociedade civil.

Também serão analisados o seu uso, a relevância na sociedade digital e no processo de inovação, assim como no âmbito educativo (na formação de professores, tradutores e intérpretes) e científico, o seu valor em relação à economia, e a importância e contribuição para as indústrias culturais e para a economia criativa.

programa provisório | ver mais | inscrições gratuitas