Joaquim Pinto (CIDTFF), Teresa B. Neto (CIDTFF), Jaime Carvalho e Silva | in Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 18, N. 37, pp. 41-60

Resumo:

“A presente revisão integrativa teve como objetivo conhecer os principais fatores influenciadores do desempenho de estudantes portugueses, singapurenses, holandeses, espanhóis e brasileiros em Literacia Matemática nas edições do PISA, de 2000 a 2012, de acordo com a literatura publicada. Emergiram dos estudos cinco fatores: sistema educativo, contexto socioeconômico das famílias, características das escolas e características dos estudantes, e uso das tecnologias da informação e comunicação. Esta revisão integrativa evidencia que há uma multiplicidade de fatores complexos e intimamente interligados que afetam o desempenho de estudantes no PISA. Também aponta para uma lacuna significativa de estudos sobre o assunto, o que torna necessário um maior investimento em investigações nesta área.”

Referência:
Pinto, J., Neto, T.B., & Carvalho e Silva, J. (2019). Fatores influenciadores do desempenho de estudantes portugueses, singapurenses, holandeses, espanhóis e brasileiros em Literacia Matemática no PISA: Revisão Integrativa. In Revista de Estudios y Experiencias en Educación, v. 18, N. 37, pp. 41-60. DOI: 10.21703/rexe.20191837dapiedade7. Retrieved from http://www.rexe.cl/ojournal/index.php/rexe/article/view/718