O projeto TangIn – Tangible Programming and Inclusion termina este mês e os parceiros participaram na última reunião, em Matosinhos, a semana passada. A Universidade de Aveiro foi representada pelas investigadoras do CIDTFF, Isabel Cabrita, Cecília Guerra e Maria José Loureiro.

Durante os dois anos de execução do projeto, os membros do consórcio trabalharam na produção de um conjunto de recursos educacionais para professores, com o objetivo de fornecer ferramentas e materiais que promovam e apoiem os educadores no uso eficiente de conceitos e ferramentas de programação tangível, ao nível do 1.º CEB, no ensino de disciplinas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

Os resultados do projeto incluem:

– O relatório “Using programming concepts to stimulate STEM-based subjects at primary school levels” dirigidos a diretores escolares, professores e investigadores;

– A “TangIn Toolbox of resources”, composta por um conjunto de exercícios e atividades e um manual para o professor.

– Um pacote de treino para professores, que inclui um manual de ensino com orientações e materiais para formação de professores no uso de conceitos de programação tangível nas suas aulas e em como podem utilizar a “TangIn Toolbox of resources”.

Durante a reunião final do projeto, os parceiros discutiram os resultados dos materiais piloto nas escolas de cada um, e finalizaram o plano de exploração.