27 setembro, 9h30 – 16h | Departamento de Educação e Psicologia, Universidade de Aveiro

No dia 27 de setembro de 2019, entre as 9h30 e as 16h, no Departamento de Educação e Psicologia, realizou-se a Oficina Ética na Investigação Qualitativa, dinamizada por Martin Tolich (University of Otago, Nova Zelândia), organizada pelo Núcleo de Investigadores Bolseiros (NIB) do CIDTFF.

Segundo palavras do dinamizador, Martin Tolich,

Um pressuposto importante é que as pessoas que participam na oficina me ensinarão mais sobre ética do que eu posso ensiná-las a elas. O que quer que aprendamos com os exercícios feitos na oficina, iremos incluir numa pasta de trabalho intitulada “A minha caixa de ferramentas de ética”. Na verdade, todo o curso é dedicado a construir essa caixa de ferramentas com palavras dos próprios participantes, na base de vários exercícios práticos. A importância desta caixa de ferramentas deriva da epistemologia única emergente e interativa da investigação qualitativa. À medida que o nosso design de investigação evolui, também as suas considerações éticas evoluem.

Não apenas no decurso da oficina, mas sobretudo fora dela, de forma continuada, as participantes foram incitadas a refletir sobre as questões éticas inerentes ao “ser investigador” e a criar um grupo de referência com quem continuar a discutir as questões e os dilemas éticos com que nos deparamos na nossa atividade.

O NIB do CIDTFF agradece a intermediação realizada pelo investigador António Pedro Costa, a qual tornou possível a organização da oficina bem como a presença de Martin Tolich.