O programa INCoDe.2030 lançou o Quadro Dinâmico de Referência de Competência Digital (QDRCD), um instrumento de avaliação das aptidões digitais da população no qual estiveram envolvidos os investigadores do CIDTFF da Universidade de Aveiro, António Moreira e Margarida Lucas.

O QDRCD é um documento baseado no Digital Competence Framework for Citizens – cuja versão portuguesa é um trabalho dos dois investigadores – e tem como objetivos: apoiar a definição de políticas e estratégias; desenhar programas de educação; e avaliar e certificar competências, quer por autodiagnóstico, quer por entidades certificadoras.

Contempla as áreas de competência da Literacia da Informação, Comunicação e Cidadania, Criação de Conteúdos, Segurança e Privacidade, e Desenvolvimento de Soluções cujo nível de proficiência, que inclui exemplos de uso no dia-a-dia, vai do básico ao altamente especializado.

Além da participação dos dois investigadores, o desenvolvimento do documento contou com a colaboração da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), da Direção-Geral de Educação, da Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA), da FCT, e do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

ler documento | ver mais