Já se encontra disponível o livro de atas da II Conferência Internacional de Educação Comparada (CIEC 2019) da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação “O Professor do Século XXI Em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis”, que conta com duas contribuições da (co)autoria de investigadores do CIDTFF.

A construção de políticas educativas locais: uma leitura sobre a conceção e o desenvolvimento das cartas educativas em Portugal | Dora Fonseca Castro (CIDTFF), Irene Figueiredo & Jorge Adelino Costa (CIDTFF)
A publicação do Decreto-Lei nº 7/2003, de 15 de janeiro, instituiu a criação da Carta Educativa Municipal considerada como instrumento crucial para o desenvolvimento de políticas educativas locais. A partir de estudos realizados recentemente sobre a conceção, o desenvolvimento e a monitorização das Cartas Educativas, identificamos, neste trabalho, aspetos que, também no plano da ação, continuam a revelar a persistência de fortes regulações do poder central sobre as instâncias/atores locais, traduzida na homogeneização dos discursos nos documentos produzidos, na visão técnico-burocrática dos processos de implementação e na fraca participação dos atores na construção dos documentos. Como metodologia de pesquisa, socorremo-nos de um quadro teórico-concetual suportado pela análise organizacional, com base no qual invocamos imagens e dimensões que nos ajudam a “ler” esta realidade específica.

Educação para a cidadania global e identidade profissional: um estudo de caso na formação inicial de professores | Ana Isabel Andrade (CIDTFF) & Mónica Lourenço (CIDTFF)
O mundo globalizado requer uma educação que prepare os cidadãos para compreenderem contextos próximos e distantes, comunicarem de forma respeitosa, ultrapassando barreiras linguístico-culturais, e se comprometerem com a justiça social e a sustentabilidade. Assim, vários investigadores e formadores defendem a necessidade de promover uma educação para a cidadania global que capacite os professores com consciência crítica e agência transformadora. Neste sentido, este texto apresenta um estudo de caso com um futuro educador/professor do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que pretende compreender como podem os educadores/professores em formação inicial construir conhecimento sobre educação para a cidadania global, integrando essa dimensão na sua identidade profissional. Para o efeito, analisaram-se as reflexões escritas produzidas pelo educador/professor em formação ao longo de um ano letivo, bem como um questionário de autoavaliação de balanço do percurso efetuado. Os dados recolhidos foram sujeitos a análise de conteúdo a partir de três categorias que caracterizam uma profissionalidade docente atenta aos problemas das sociedades globalizadas, a saber: uma dimensão pedagógico-didática, uma dimensão linguísticocomunicativa, e uma dimensão ético-política. Os resultados do estudo evidenciam que o educador/professor construiu uma identidade profissional docente questionadora do papel da educação nas sociedades globalizadas, ao mesmo tempo que tomou consciência da necessidade de continuar a aprender. Estes resultados sugerem que a formação inicial de educadores/professores tem de incluir espaços de articulação teoria-prática em torno dos temas com que se confrontam as sociedades globalizadas, mediante atividades que façam sentido para os sujeitos em formação e para os contextos em que atuam.

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Referências:
Castro, D. F., Figueiredo, I., & Costa, J. A. (2019). A construção de políticas educativas locais: uma leitura sobre a conceção e o desenvolvimento das cartas educativas em Portugal. In N. Fraga (org.), O Professor do Século XXI Em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis, pp. 499-509. Disponível em https://testuma.sharepoint.com/:b:/s/investigacao/secinv/EcI59JITRIxPi5lmHOOZM3MBJGf6enAMV6aKOZk-ZuCdAg?e=5KFVjv

Andrade, A.I., & Lourenço, M. (2019). Educação para a cidadania global e identidade profissional: um estudo de caso na formação inicial de professores. In N. Fraga (org.), O Professor do Século XXI Em Perspetiva Comparada: Transformações e Desafios para a Construção de Sociedades Sustentáveis, pp. 537-555. Disponível em https://testuma.sharepoint.com/:b:/s/investigacao/secinv/EcI59JITRIxPi5lmHOOZM3MBJGf6enAMV6aKOZk-ZuCdAg?e=5KFVjv