No dia 9 de outubro, na Culturgest, Lisboa, três alunas da Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (ESGN) apresentaram uma comunicação, a convite, na sessão plenária do EUE2019 – Encontro de Utilizadores Esri Portugal, acompanhadas pela sua Diretora de Turma, Anabela Sousa, pelo doutorando Manuel Santos, e pela investigadora do CIDTFF Vânia Carlos.

No evento que contou com 1.200 participantes, apresentaram o resultado de uma atividade desenvolvida com o apoio do Smart School Lab da Gafanha da Nazaré, no âmbito do projeto Coastwatch em que a ESGN está envolvida, no formato de um StoryMap que pode ser consultado aqui.

Vânia Carlos e Manuel Santos participaram com uma comunicação na sessão “Teaching and Learning Corner”, onde apresentaram um conjunto de atividades desenvolvidas no Smart School Lab da Gafanha da Nazaré com recurso à tecnologia esri, nomeadamente o Survey123 e o StoryMaps, para implementação de estratégias de ciência cidadã.

Quer o projeto Smart School Lab quer a brilhante apresentação por parte das alunas mereceram elogios por parte de muitos dos participantes durante os momentos sociais, e as alunas consideraram o evento um dos momentos mais marcantes do seu percurso escolar.