Com vista à disseminação de boas práticas pedagógicas na UA, voltará a ser dinamizado um programa de observação de pares multidisciplinar voluntário.

O encontro para conhecimento do “Programa de Observação por Pares”, dinamizado pelos investigadores do CIDTFF / Departamento de Educação e Psicologia, Rui Marques Vieira e Amanda Franco, terá lugar no próximo dia 15 de outubro, pelas 16h00 e as manifestações de interesse deverão ser-lhes endereçadas, até dia 13 de outubro, utilizando os seguintes endereços: rvieira@ua.pt & afranco@ua.pt.

Em Portugal, os professores universitários não possuem, por regra, formação específica didático-pedagógica para exercerem a docência, uma vez que não é obrigatória uma profissionalização como critério de admissão, nem tem sido obrigatória a frequência de formação após a contratação. Não é raro, portanto, encontrar professores com necessidades específicas no que concerne as práticas pedagógicas que poderão utilizar no contexto das suas Unidades Curriculares.

Para colmatar a lacuna da falta de formação didático-pedagógica específica dos professores Universitários e as necessidades destes no que concerne as práticas pedagógicas que poderão utilizar no contexto das suas Unidades Curriculares, a Observação por Pares tem sido uma das estratégias utilizadas.

No primeiro semestre do ano letivo 2019-2020 será dinamizado este programa de observação de pares multidisciplinar voluntário, que visa a disseminação de boas práticas pedagógicas na UA, e a partilha de reflexões em torno das práticas (próprias e de outros) para a melhoria das mesmas. Os professores participantes são agrupados em Quartetos de Observantes/Observados, sendo que cada Quarteto é composto por professores oriundos de distintas Unidades Orgânicas da UA.

ver mais