O Laboratório Aberto para a Aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LALE) do CIDTFF, irá dinamizar em fevereiro, dois ateliers de sensibilização à diversidade linguístico-cultural para 42 alunos do 9ºano do Agrupamento de Escolas da Sertã.

Os ateliers linguístico-culturais são sessões de sensibilização à diversidade linguística e cultural, através das quais se procura contribuir para o desenvolvimento da competência de comunicação dos sujeitos em contextos diversificados de interação plurilingue e intercultural.

Através da proposta de dinamização de dois ateliers, os investigadores do LALE pretendem proporcionar diferentes tipos de contacto com o mundo das línguas e culturas.

O primeiro consiste na Leitura e exploração de um Kamishibai Plurilingue em francês – “Soup Joumou” – com o objetivo de estimular nos alunos a compreensão, expressão e argumentação oral; a leitura e entendimento da palavra escrita; o entendimento da lógica interna da língua francesa e das outras línguas; a expressão através de atividades artísticas; e a pesquisa e processamento de informações.

Pretende ainda contribuir para o desenvolvimento de competências emocionais, sociais e cívicas, ao promover o desenvolvimento da atenção; desenvolvimento da autoconfiança; cooperação com colegas; a convivência; a percepção de diferenças e semelhanças culturais e linguísticas; e o entendimento da diversidade com curiosidade e respeito.

O segundo, intitulado “Um rosto, uma língua e uma cultura”, pretende consciencializar os alunos para a existência de estereótipos acerca de outros povos/nacionalidades e línguas; proporcionar o contacto com enunciados de diferentes locutores; promover competências culturais e conhecimentos acerca do “mundo dos povos”, da francofonia e do “mundo das línguas”; e desenvolver competências metalinguísticas. Mais informações sobre os ateliers poderão ser consultadas no Caderno do LALE intitulado “Ateliês linguísticos e (inter)culturais do LALE” (Série Propostas 8).