A investigadora do CIDTFF, Maria João Loureiro, é assessora externa do projeto “Estudio de las representaciones sociales sobre el perfil del docente-tutor en la educación virtual y a distancia de la Red Colombiana de Investigación en Ambientes Virtuales y a Distancia” do grupo “Pedagogía y Didáctica en la Educación Superior” (PYDES), da Universidade Militar de Nueva Granada (UMNG), Bogotá, Colômbia.

O grupo PYDES é liderado por José Eduardo Padilla Beltrán, professor da Faculdade de Estudos à Distância (FAEDIS) da UMNG, e também diretor do seu centro de Investigação. O grupo tem classificação e reconhecimento com a avaliação a mais alta (A) da Colciencias, sendo a investigadora sua consultora há cerca de uma década.

O estudo enquadra-se num dos objetivos específicos do grupo, a saber: “Desarrollar estudios que permitan establecer la formación docente en el contexto de la sociedad del conocimiento mediante la interrelación con otras Facultades de Educación para definir el perfil del docente del siglo XXI”.

O trabalho de assessoria do acima referido projeto engloba o acompanhamento do projeto e de alunos(as) de pós-graduação nele envolvidos(as), a colaboração em eventos científicos, bem como a publicação conjunta em congressos e revistas da especialidade. Está já previsto um “Encuentro de la Red Colombiana de Investigación en Entornos Virtuales y a Distancia”, sobre el tema de “Formación Investigativa en programas ofrecidos a Distancia o Virtual”, em que a investigadora participará como conferencista.