13 novembro, 2019 | 17h00 | Auditório Mestre Hélder Castanheira, Universidade de Aveiro

O livro da autoria do investigador do CIDTFF J. Bernardino Lopes, será apresentado no dia 13 de novembro, pelas 17h00, no Auditório Mestre Hélder Castanheira, Livraria da Universidade de Aveiro.

A sessão conta com a presença das investigadoras Nilza Costa e Marília Rua, como comentadoras, e com a intervenção de Manuela Gonçalves em representação da coordenação do CIDTFF.

Por questões logísticas, as inscrições gratuitas, mas obrigatórias deverão ser feitas, até às 12h00 de dia 12 de novembro, pelo link: https://forms.gle/VzKC9f7ob4KoCcU98

sobre o livro

Sinopse

“Entre … tanto quer viver! é um texto de ficção que aborda com crueza e exatidão a doença de Alzheimer. E de uma forma poética, fantástica, ou simplesmente curiosa coloca perguntas fundamentais sobre os mistérios da vida e da morte.

Esta é a história de Othello e Desdémona que acolhem Gene Wilder em sua casa, descobrem a demência dele e tornam-se seus cuidadores. Progressivamente, confrontam-se com a perceção e cognição alteradas, a mobilidade perturbada e a comunicação a reduzir-se ao não-verbal. Uma parte de Gene Wilder vai morrendo e a outra afirma intensamente a sua identidade. Othelo e Desdémona transformam-se.

Esta é, também, a história de Elmano que busca o essencial da vida e, entretanto, interessou-se por vidas que um dia tiveram sentido para si próprias e para os outros e que agora são ignoradas. Elmano está atento a quem tenta honrar a memória dos que deixaram de ter memória de si mesmos. Elmano e Othello cruzam-se e descobrem a dignidade da vida.”