As investigadoras do CIDTFF, Inês Cardoso e Sílvia Melo-Pfeifer, em conjunto com Teresa S. Ferreira, publicaram dois manuais “Gramática de Português Língua Não Materna”, o volume 1 para Níveis A1 e A2 e o volume 2, para Níveis B1, B2 e C1.

Sobre:

Elaboradas de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR) e o Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro (QuaREPE), estas gramáticas são um instrumento de trabalho completo e de fácil consulta.

Permitem a sistematização de conteúdos de todos os domínios da Gramática, com exemplos e recorrendo a usos atuais da língua em diferentes contextos.

Explorma de forma independente o domínio do Texto.

Mobilizam conhecimentos culturais, através de suportes atuais, letras de canções, poemas, anedotas, provérbios, expressões idiomáticas, lengalengas, entre outros.

Valorizam e rentabilizam os conhecimentos sobre outras línguas.

Incluem exercícios diferenciados de acordo com os níveis de proficiência linguística A1 e A2 (volume 1) e B1, B2 e C1 (volume 2) e as respetivas soluções.

volume 1 | volume 2

– – – – –

Referências:

Ferreira, T. S., Cardoso, I. & Melo-Pfeifer, S. (2019). Gramática de Português Língua Não Materna – Níveis A1 e A2. Porto: Porto Editora. Disponível em https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/gramatica-de-portugues-lingua-nao-materna-niveis-a1-e-a2/19338696

Ferreira, T. S., Cardoso, I. & Melo-Pfeifer, S. (2019). Gramática de Português Língua Não Materna – Níveis B1, B2 e C1. Porto: Porto Editora. Disponível em https://www.portoeditora.pt/produtos/ficha/gramatica-de-portugues-lingua-nao-materna-niveis-b1-b2-e-c1/22466737