A investigadora do CIDTFF, Inês Cardoso, como professora visitante na York University pelo Instituto Camões, desenvolveu, ao longo do passado ano letivo, com estudantes da unidade curricular de Português Intermédio (Portuguese 2000), um projeto de criação de histórias para crianças da Guiné-Bissau.

Os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre a Guiné-Bissau e as dificuldades de muitas crianças em terem acesso a educação e literacia. Durante meses, com a orientação da investigadora/professora, estiveram envolvidos num processo criativo de escrita de pequenas histórias, focadas em valores universais e em reflexões com potencial de inspirar a mudança, que resultaram em seis livros para as crianças do país, tendo cuidado na escolha de temas e ilustrações adequadas à idade e cultura guineense.

Os recetores das histórias foram as crianças da aldeia e escola de Bissalanca, uma região que luta contra questões de subdesenvolvimento, pobreza e iliteracia, dando a oportunidade aos estudantes da York University, Canadá, de contribuir para a criação de recursos literários para esta localidade.

Foram ainda parceiros deste projeto a professora Giselle Rodrigues Ribeiro, que lidera o projeto “Leituras do Contemporâneo” – UNILAB (São Francisco do Conde, Bahia), e os seus estudantes João Eusebio Imbatene, Marcos Nunes Junior e Segunda Cá, e o escritor guineense Abdulai Sila.

Anteriormente, Inês Cardoso, no contexto da mesma unidade curricular, foi responsável pela orientação de alunos no desenvolvimento de nove histórias dirigidas às crianças de Timor-Leste, livros ilustrados que vieram a integrar as coleções de bibliotecas em Timor.

Estiveram também envolvidas, nesta primeira edição do projeto, a instrutora e escritora Rosa Maria Oliveira (membro do grupo ProTextos) e a coordenadora assistente do projeto Formar Mais, em Timor, e antiga investigadora do CIDTFF, Ana Luísa Oliveira.