A nova Edição do nosso “UnderInvestigation” é marcada pela interligação entre a Psicologia e a Educação. Neste novo formato do UnderInvestigation, Investigadores do Departamento de Educação e Psicologia convidam toda a comunidade académica a conhecer os temas em investigação nestas duas áreas do saber. Ao longo de várias semanas deste semestre alunos de Doutoramento e de Pós-Doutoramento dinamizarão palestras de cada uma das áreas.

Estas sessões constituem uma oportunidade por excelência para a reflexão e debate científicos de temas muito atuais da Psicologia e da Educação. Apelamos, por isso, à presença e participação de todos os interessados.

As palestras decorrem nas quartas-feiras entre as 14:00 e as 15:00 nas datas e salas abaixo indicadas. A participação é gratuita e não carece de inscrição prévia. É só aparecer!!

As datas, oradores, temáticas e local de realização das palestras são os seguintes:

21/9 | Isabel Pinheiro – Prevalência de comportamentos agressivos  em alunos do Ensino público obrigatório em Portugal continental | Auditório 5.2.22

28/9 | Rosa Faneca – O papel das línguas de herança na competência plurilingue dos jovens com background migratório: Um estudo de caso nas escolas do centro | Auditório DAO

19/10 | Beatriz Oliveira – Novas ferramentas de deteção de mentiras: A importância da carga cognitiva e da análise do discurso | Auditório DAO

26/10 | Lúcia Pombo, Margarida Lucas & Vânia Carlos – Mobile learning, tablets & gamification na Educação | Auditório 5.2.22

9/11 | Jacqueline Ferreira – A influência dos odores corporais de nojo e de medo na atividade cardíaca | Auditório DAO

16/11 | Xana Sá Pinto, Alexandre Pinto & Bernardino Lopes – Nada no ensino da Biologia faz sentido se não à luz da evolução | Auditório DAO

23/11 | Daniel Marques – A hipótese da hiperativação na insónia psicofisiológica: Estudo da default-mode network e sua modificação após Terapia Cognitivo-Comportamental | (local a confirmar)

30/11 | Susana Pinto, Mónica Lourenço & Betina Lopes – Educar e Formar para um / num mundo global: Desafios para as instituições de ensino superior | Auditório DAO

A organização deste ciclo de palestras é da iniciativa de docentes e investigadores de Psicologia (Center for Health Technology and Services Research -CINTESIS) e de Educação (Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” – CIDTFF) do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Contactos: Josefa Pandeirada (josefa@ua.pt) (Psicologia)

Cecília Guerra (cguerra@ua.pt), Margarida Lucas (mlucas@ua.pt) e Vânia Carlos (vania.carlos@ua.pt) (Educação)