Marília Rua, investigadora do CIDTFF, coordena localmente o projeto “COMPEUnurse: Competence of nursing students in Europe” da Universidade de Turku.

Da Universidade de Aveiro, fazem também parte da equipa os investigadores Célia Freitas, Joaquim Alvarelhão e Rui Costa (Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro) e Teresa Roberto (Departamento de Línguas e Culturas).

O projeto pretende produzir novo conhecimento, ao nível da Europa, sobre as competências durante o período que compreende os anos logo após a graduação de estudantes de enfermagem e primeiros anos de prática.

Utilizará para o efeito, dados recolhidos por parceiros em vários países (República-Checa, Grécia, Finlândia, Itália, Portugal, Eslováquia, Eslovénia e Espanha) a fim de compreender e comparar o nível de competências de alunos de enfermagem na altura da graduação, o nível de competências dos novos enfermeiros e identificar e analisar os fatores (individual e organizacional) relacionados com os níveis de competência dos enfermeiros.

Os resultados poderão ser utilizados para o desenvolvimento da educação de enfermeiros e de um início de carreira bem-sucedido, com a identificação das necessidades educacionais. Relativamente aos estudantes, espera-se que os resultados melhorem a sua aprendizagem e autoavaliação dos resultados da aprendizagem. Ao nível dos educadores, pretende-se que estes dados apoiem o desenho de conteúdos e estruturas curriculares. Adicionalmente, os resultados facilitarão um reconhecimento de competências e treino que promovam cuidados de saúde seguros, de alta qualidade e igualitários.

ver mais