As investigadoras do CIDTFF, da Universidade de Aveiro, Maria João Loureiro (coordenadora local), Lúcia Pombo, Maria José Loureiro e Vânia Carlos, participam num novo projeto Erasmus+ KA202 denominado Technical Innovation in Blended Learning – TIBL.

Trata-se de um projeto de tipologia ERASMUS + “Parcerias estratégicas” no âmbito da formação profissional (FP) em contextos de ensino e de aprendizagem semipresenciais (blended learning).

Participam no projeto cinco instituições (países) : Fundación Escuelas Profissioales de la Sagrada Familia, Espanha (coordenador); European Foundation for Quality in Blended Learning, Austria; Swedish Association Distance Education, Suécia; Universidade de Aveiro, Portugal; e Universita degli Studi di Roma La Sapienza, Itália. O projeto combina assim o knowhow de instituições diversificadas com o potencial de inovação e investigação de instituições de ensino superior.

Os objetivos do projeto passam pela melhoria da qualidade da FP semipresencial, estando previsto desenvolver materiais de formação adaptados a qualquer tipo de dispositivo móvel (portáteis, tablets, smartphones, …) e que combinem abordagens inovadoras tanto no que respeita às metodologias e recursos a explorar como à avaliação.

De entre as atividades previstas destaca-se: i) a criação de vários cursos piloto de FP que promovam e desenvolvimento de competências para a empregabilidade; ii) a programação de uma ferramenta digital para formadores na área da FP que facilite a criação de cursos de FP semipresenciais; iii) a criação de um MOOC gratuito para a formação de formadores na área da FP; e iv) a elaboração de um “Guia de Transferibilidade e Avaliação” dos resultados do projeto para outros contextos educativos.

Para mais informação consulte:

O sítio do projeto – http://www.tibl-project.eu/web/,

A página no FB – https://www.facebook.com/tiblproject/,

ou as informações divulgadas na rede social ResearchGate – https://www.researchgate.net/project/Technical-Innovation-in-Blended-Learning.

Siga as atividades em curso e divulgue-as. A equipa do projeto agradece.