A proposta “EduPARK e Formação Inicial de Futuros Profissionais em Educação – uma relação de simbiose”, da autoria de Lúcia Pombo e Teresa Neto, foi apresentada no Teaching Day, sob a forma de poster e de comunicação. A relação de simbiose foi  evidenciada através de casos de envolvimento de estudantes no projeto EduPARK, proporcionando-lhes, assim, experiências de práticas de investigação em Educação em colaboração com a equipa do projeto.

Projetos de Intervenção Educacional (coordenação de Ana Raquel Simões, ano 2015/16); Estágio no âmbito do Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional, da Universidade de São Paulo; e Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de MCN do 2.º CEB, com orientação conjunta de Teresa Neto e Lúcia Pombo, são exemplos em que grupos de estudantes desenvolveram os seus projetos no âmbito do Projeto EduPARK. Outras experiências, como Ciências Integradas da Natureza II (coordenação de Teresa Bettencourt) e Programa de Iniciação Científica de jovens estudantes da Licenciatura em Educação Básica (iniciativa proporcionada pelo CIDTFF) são experiências ainda em curso de estreita articulação entre a Formação Inicial e o Projeto de Investigação & Desenvolvimento, EduPARK.