7 Competências

Tony Wagner, consultor e especialista em educação e membro do Centro de Tecnologia de Harvard, tem percorrido vários países a divulgar as 7 competências para sobreviver no mundo atual e que a maioria das escolas não possui nem ensina.

Farol da Barra, Outubro de 2011

Resumo aqui a lista das que são imprescindíveis para se “ser inovador e ter um lugar no mercado de trabalho” (que pode ler em Inglês em http://www.tonywagner.com/7-survival-skills):

 1. Pensamento crítico e a capacidade para resolver problemas.

2. Espírito colaborativo e liderança por influência (em vez de por autoridade).

3. Capacidade de adaptação e rapidez para consegui-lo.

4. Iniciativa e espírito empreendedor. 

5. Domínio da comunicação oral e escrita.

6. Capacidade para aceder e processar toda a información disponível.

7. Curiosidade e imaginação.

Este investigador considera que as práticas dos Professores precisam de ser inovadoras para que os alunos sejam também inovadores e passem a criar em vez de simplemente consumir. Considera que este é um dos segredos do sistema Finlandês, que apostou nos últimos 40 anos a redesenhar a seleção e formação dos professores. Estes passaram a ter um enorme prestígio e respeito, derivado do facto de serem escolhidos entre os melhores do seu Ensino Secundário e terem um modelo que promove o trabalho colaborativo focado explicitamente no pensamento crítico.

2 comentários a “7 Competências”

  1. Nada a acrescentar ao que escreve o especialista americano, embora tenha muitas dúvidas sobre isto do empreendedorismo! Sim, concordo com a premência, especialmente em tempos como os que vivemos no nosso país, do pensamento crítico para a resolução de problemas.
    Todavia o mais importante que é como se ensina o pensamento crítico continua a ser escasso. Além do que tem neste blogue existem mais exemplos de como promover e estimular o pensamento crítico no ensino básico e em várias disciplinas? Tem para breve algum livro novo?
    Obrigado pelo divulgação a tenção a este assunto.

  2. Obrigado pelo seu contributo.
    Concordo que, explicita e intencionalmente, o pensamento crítico continua sem ser promovido nas escolas portuguesas. Tal não é fácil e exige formação, que especialmente continuada, o que não tem acontecido.
    Sim, acaba de ser publicado um livro nosso novo que pode ver em:
    http://www.wook.pt/ficha/a-educacao-em-ciencias-com-orientacao-cts/a/id/11461721
    em breve falarei dele neste blog.
    Finalmente sobre o empreendedorismo muito há a dizer. Penso que se não for também uma panaceia poderá ser uma competência importante nos dias que correm!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *