Educação Para a Cidadania

Sou um defensor de uma Educação Para a Cidadania de qualidade nas escolas e em todos os níveis de ensino, desde a Educação Pré-escolar. Sou, pois, contra a sua exclusão, como Área Curricular Não Disciplinar, especialmente em um contexto social e económico como o que se vive atualmente em Portugal!

Desconheço se existe alguma estudo nacional de avaliação do impacte desta formação, desde a criação destas áreas, decorrente da publicação do Decreto-Lei nº 6/20o1. Uma decisão política desta natureza deveria ser enquadrado por estudos, pareceres e recomendações. Por isso, neste último caso sugiro a leitura e discussão da “Recomendação sobre Educação para a Cidadania” do Conselho Nacional de Educação e que pode ser consultada em:

http://www.cnedu.pt/images/stories/2011/PDF/Rec_Ed_Cidadania.pdf

Concorda com esta recomendação? O que pensa sobre a existência de uma  “nova disciplina de Formação Cívica (cf. Decreto -Lei n.º 50/2011 de 8 de abril) […] no ensino secundário, em adequada articulação com os processos que visam os melhores níveis de sucesso académico dos alunos. No ensino básico, deve ser revalorizada a educação para a cidadania democrática no âmbito da Formação Cívica, resgatando-a do enclausuramento excessivo relativo à gestão quotidiana dos problemas que decorrem das funções da direção de turma”?

Deveria existir a Formação Cívica? Com que abordagem e programa? …

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