Fundir o 1º com o 2º CEB

Por forma a apelar a uma maior participação neste blog dado que muitos do que o consultam são Professores do 1º e/ou 2º Ciclos do Ensino Básico [CEB] e por ter sido uma questão a que a comunicação social deu destaque esta semana, pergunto:

  • É favor ou contra a fusão do 1º como o 2ª Ciclo? Porquê?
  • Não é essa uma das lógicas da formação destes Professores à luz do processo de Bolonha e que já está a ser implementado desde 2007/08 com o início da Licenciatura em “Educação Básica”?
  • No contexto daquela Licenciatura (não profissionalizante) e dos Mestrados que lhe dão continuidade pode haver, a médio prazo, até a “fusão” da Educação Pré-escolar com o 1º Ciclo (perfil 3) ou do 1º e 2º CEB (perfil 4); quais as implicações desta realidade, por exemplo, na rede escolar? E nos concurso dos professores? …

Espero poder ir apresentando a minha posição sobre estas questões nos comentários que surjam!

O Pensamento Crítico de Saramago

Depois de ter lido a entrevista / reportagem da Revista Tabu (nº 84 de 19 de Abril) ao nosso Nobel da Literatura – José Saramago, passou um mês e as suas palavras mantêm-se e até reforçam o seu sentido. Este disse, entre outras, que “O que falta em Portugal é sentido crítico. Estamos muito aborregados. Nem somos capazes de balir. Mééé!”; e acrescenta: “O tempo das verdades plurais acabou. Vivemos no tempo da mentira universal”.

Da sua experiência e já longa vivência destaco o que penso ser um conjunto de alertas, os quais a investigação em educação (ver algumas publicações neste blog) tem vindo a confirmar:

-Precisamos de promover o Pensamento Crítico [PC] na nossa sociedade; a escola é o contexto privilegiado para tal.

-Infelizmente os alunos e os cidadãos, em geral, não têm tido oportunidade de  estimular, manifestar e usar as suas capacidades de pensamento crítico, como avaliar a credibilidade da informação, uma vez que “vivemos no tempo da mentira universal”; temos de sair da “caverna”!

-É preciso educar todos e formar os professores para esta realidade social, na qual o PC é uma “ferramenta” crucial para a sobrevivência! O uso destas capacidades acarreta, se usadas com as respectivas disposições, uma maior cidadania; por exemplo, não podemos continuar a aceitar o uso de falácias, como a do ataque pessoal, que nas últimas semanas têm sido muito usadas (alguma vez não o foram!) na vida política Portuguesa.

Blog Sobre Sustentabilidade

blog_sust1ceb.jpg

Tal como outros que se encontram neste blog, o que aqui evidencio e que também estará na lista abaixo dos artigos recentes (http://a-nossa-marca.blog.com/) merece destaque por três principais razões. Primeira porque se centra em um tema cada vez mais crucial para a nossa vida neste planeta, a qual é uma categoria deste blog – a Sustentabilidade. Segunda porque se trata de um blog com sugestões e actividades sobre a temática para crianças pequenas, particularmente do 1º Ciclo do Ensino Básico [CEB]. Terceira por ter começado a ser desenvolvido por alunos (ainda!) futuros professores do 1º CEB no 3º ano da sua formação e que agora é retomado para uso em um projecto sobre mobilidade sustentável que desenvolveram ao longo do ano lectivo de 2007/08 e que tive o gosto de orientar (o qual está a terminar!).