Metas Educacionais 2021

No passado mês de Maio, os Ministros da Educação da Organização dos Estados Ibero-americanos [OEI], reunidos em El Salvador estabeleceram um importante compromisso: aceitar a proposta “Metas Educacionais 2021” (a qual, na sua 1ª versão, pode ser acedida em: http://www.oei.es/metas2021/index.html).
A meta final é atingir, na próxima década, uma educação que dê uma resposta satisfatória às exigências sociais urgentes: que mais alunos estudem com qualidade, equidade, inclusão e que, neste processo, se envolvam a grande maioria das instituições e sectores da sociedade. Assim, crê-se, avançar-se-á na coesão social e na construção de sociedades democráticas. Trata-se, como é assumido pela OEI, de um projecto ambicioso que faz da educação uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento destes países.

Inicia-se agora o processo de reflexão, onde se apela à participação e discussão colectiva da proposta, com a finalidade de alcançar o máximo acordo social e político antes da sua aprovação definitiva. Trata-se de um documento muito interessante e holístico; pelo que apelo, desde já e neste espaço, à discussão das propostas de acção (capítulo 7, como por exemplo: “6. Programa de educação para os valores e para a cidadania”)  das metas educativas dos países ibero-americanos (capítulo 3, como a relativa à melhoria da qualidade da educação, da formação e desempenho profissional dos professores e do uso das novas tecnologias no ensino e aprendizagem).

II Congressso Educação e Sociedade do Conhecimento

De volta das férias para começar por anunciar que está a realizar-se a fase virtual do “II Congreso Iberoamericano Educación e Sociedad del Conocimiento – Las Instituciones Educativas ante el reto de las Nuevas Tecnologías en la Sociedad del Conocimiento”. A fase presencial ocorrerá na Universidad Nacional, Heredia (Costa Rica), de 17 a 19 de Setembro próximo onde espero poder estar. Toda a informação deste congresso bem como o acesso à plataforma (moodle) onde está a decorrer a parte virtual e onde estão disponíveis as comunicações aprovadas pode ser consultada em: http://www.escinf.una.ac.cr/fpsc/.

Neste Congresso pretende-se, globalmente, uma análise e reflexão sobre a forma como estão a ser utilizadas as novas tecnologias pelas instituições educativas nos países Iberoamericanos, no contexto da actual da Sociedade do Conhecimento. Um dos aspectos innovadores nomeadamente desta parte final da fase virtual é elaborar a denominada DECLARACIÓN DE HEREDIA sobre la “CONTRIBUCIÓN DE LA EDUCACIÓN AL DESARROLLO Y EXTENSIÓN SOLIDARIA DE LA SOCIEDAD DEL CONOCIMIENTO” (designação provisória).