3810

A Universidade de Aveiro vai emitir mais um Programa do 3810 na RTP2 esta noite – 24 de Março, cerca da 01h00.  A sequência das reportagens é a que a Newsletter nº 152 do 3810 apresenta e que se transcreve em seguida:

1) Courseware SERE

Courseware Sere é um recurso didáctico concebido a pensar na Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Os alunos do 1º e 2º ciclos do Ensino Básico constituem o público-alvo deste projecto de investigadores do Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da UA.

2) Museu do Vinho da Bairrada

Para além do leitão assado, há muito que a Bairrada é conhecida pelos seus vinhos. Desde 2003 que o Museu do Vinho da Bairrada mantém viva a história vitivinícola da região, ao mesmo tempo que brinda os visitantes com mostras de arte contemporânea.

3)  Webisódio #5 – Carne Pra Canhão

No episódio desta semana de “Carne Pra Canhão”, Alheiras recebe no seu quarto uma visita inesperada. A pensão Mimosa vai ser palco de uma tragédia…

Carne p’ra Canhão  é um projecto de alunos do Mestrado em Comunicação e Multimédia da UA que conta com o apoio do Laboratório SAPO.

Click

Para comemorar o Dia da Árvore e o Dia da Floresta, o Programa de Rádio da Antena 1 “Click” (Sábados às 13 h e 30 min) vai emitir amanhã a reportagem feita com dois dos autores (comigo e com a colega Maria João Loureiro) do Courseware SERe (ver artigos anteriores neste blog).
As “peças” serão:

  •  Investigadores da Universidade de Aveiro conseguiram extrair da casca do eucalipto substâncias químicas que podem ser usadas no tratamento de couros, na indústria farmacêutica, em cosméticos ou como aditivos alimentares.
  • Na rubrica sobre Biodiversidade, a bióloga Rosa Pinho da Universidade de Aveiro fala das origens desta data e do contributo dos descobrimentos para o empobrecimento da floresta portuguesa.
  • Courseware SERe – sobre a relação entre o ser humano e os recursos naturais, o qual foi desenvolvido por investigadores do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores da UA em parceria com a Ludomedia.
  • Na rubrica sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o docente da Universidade de Aveiro – Carlos Borrego revela como pode preservar os recursos naturais para promover uma consciência ambiental.

SERe na SIC

Porque não explicitei no anterior artigo sobre o Courseware SERe, clarifico que:
– os autores são Patrícia Sá, Cecília Guerra, Maria João Loureiro, Rui M. Vieira e Isabel P. Martins do Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores – CIDTFF da Universidade de Aveiro;
– este recurso pretende dar resposta à falta de recursos didácticos informatizados de qualidade para o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico (1º/2º CEB), concebidos no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS);
– no site http://sere.ludomedia.pt é possível aceder ao software completo ou, no caso de não ter acesso à web, usar a versão em CD-ROM. Em ambas existe uma animação que serve como ponto de partida a uma fase de problematização orientadora do trabalho de pesquisa no que diz respeito, por exemplo, ao uso de recursos naturais energéticos (petróleo, biomassa florestal) ou à exploração de simulações sobre o impacte que o aumento da população e dos níveis e padrões de «consumo» de petróleo poderão ter no acesso aos recursos naturais.
– além do software educativo, o courseware integra um Guião de Exploração Didáctica – Professor, um Guião de Registos – Aluno/Utilizador, um Manual do Utilizador e uma Página web com ferramentas de suporte às suas actividades e acesso à mediateca.

Todas as sugestões e comentários sobre o courseware serão bem-vindos.

Acrescento que ontem – 16 de Março – o Programa “Nós por cá” do canal SIC fez um directo, onde na 2ª parte surge a reportagem sobre o Courseware SERe e pode também ser visto em:
http://sic.aeiou.pt/programasinformacao/scripts/VideoPlayer.aspx?ch=nos%20por%20ca&videoId={74C139F4-5389-422B-B584-EA0CEF06CAD1}

Earth Water

Uma colega enviou-me a informação e penso que, num blog como este, se justifica o artigo. Em resumo, trata-se de um projecto de solidariedade ligado à água Earth Water (ver foto abaixo) que se iniciou em Portugal.
Esta água, ao que se sabe, é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertendo os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição (ver: http://earth-water.org/).
O slogan é: «A água que vale água». Isto porque, actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável.  Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.
Cabe-nos, pois, a todos um papel mais activo neste projecto de solidariedade!

packshot_portu_bx.png