Educação em Portugal II

Na sequência de um post de março deste ano neste blog e das notícias de educação que o jornal Público vai publicando, como o especial Educação do passado dia 26 de junho, venho destacar dois quadros que sistematizam muito bem duas realidades do nosso país em em termos comparativos com outros.

O 1º refere-se à importância da formação no Ensino Superior:

Captura de ecrã - 2013-06-30, 12.22.49

 

O 2º evidencia, no destacável do mesmo dia, a evolução dos resultados dos alunos Portugueses no TIMMS e no PISA que ocorreram nos últimos anos!

Divulgação de Seminário Internacional

No final do vídeo abaixo está uma entrevista dada ao programa da RTP2 – Sociedade Civil sobre o I Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação (programa completo em: http://redepensamentocritico.web.ua.pt/?page_id=15que se realizará nos próximos dias 1 e 2 de julho na Universidade de Aveiro, Portugal.

http://www.rtp.pt/play/p1043/e120304/sociedade-civil-viii

salinas2

Jovens de futuro

Que futuro estamos a construir quando assistimos à emigração do nossos jovens, a maioria Mestres e Doutores de talento?

É cada vez mais frustrante estar a formar estes  jovens, especialmente Doutores, sem perspetivas de futuro e esperança em Portugal! Mas que ganham concursos internacionais e têm revelado potencial e com contributos relevantes aos desafios complexos de diferentes países da Europa e além desta.

Recreio_passagem
Escola de Vila Nova da Barquinha, Abril de 2013