Atraso(s)

Agora que vamos entrar na hora de inverno e que os relógios atrasam uma hora mantenho a esperança que a atual situação económica e social não comprometa o nosso futuro coletivo e atraso(s) estrutural(ais) comprometedores, os quais venham a revelar que todos estes sacrifícios e esforços estão a ser ou foram em vão.

Pese embora algumas evidências de alguma retoma económica os dados  e notícias que esta semana foram conhecidos são preocupantes. Entre estes destaco:

  • Aumento da nossa dívida pública;
  • Reitores afirmarem que os cortes de 30 milhões tornam ingeríveis as Universidades;
  • Qualidade das Escolas de Lisboa, em um Estudo da Universidade de Aveiro, ser considerado “bastante preocupante”;
  • Ânimo e estado de espírito do país estar em crescente degradação;
  • Haver cada vez menos racionalidade no debate público e político!

A aposta na Educação é certamente uma (se não “a”) via para a melhoria desta situação e de todos os nossos níveis de literacia(s)!

 

Aplicativos Informáticos

Além dos posts anteriores com sites de listagens com aplicativos informáticos com interesse educativo julgo ser o momento para aqui destacar a crescente disponibilização destes, na categoria de ensino (designação em Português) de alguns dos principais produtores destes. Destaco, desde logo, os que estão no iTunes (quem não o tem deve clicar aqui), muitos deles gratuitos, como:

  • Fit Brain (ver também: http://www.fitbrains.com/) com estímulo a capacidades de pensamento;
  • Pares de Animais (também em língua Portuguesa) para crianças desde os primeiros anos de escolaridade; e
  • Sort IT Out 1.

Também em motores de busca como o Chrome (https://chrome.google.com/webstore/category/app/8-education?hl=pt-PT&utm_source=chrome-ntp-launcher) os disponibilizam, sendo que destaco os podem ser usados na Educação em Ciências:

  • Explore Science;
  • 3D solar System web;
  • Anatomy Games; e 
  • goThink.

Todavia, estes são apenas recursos que poderão ser devidamente explorados com adequada(s) estratégia(s) de ensino e/ou de aprendizagem e em diferentes contextos formais e não-formais de educação. E esse papel cabe aos professores e educadores!

Neste Dia Mundial da Alimentação e para quem tem disponibilidade, inclusive financeira, pode também fazer a opção por uma horta na net (no site consultar a empresa:  http://myfarm.com.pt/index.php/pt/horta-na-net/como-funciona).

IV/VIII Seminário CTS

Venho aqui anunciar a realização de outro evento importante para quem investiga e se interessa pela Educação em Ciências – o  IV Seminário Ibero-Americano CTS / VII Seminário CTS, em Bogotá (Colômbia) de 15 a 17 julho 2014 (ver toda a informação no site: http://seminarioiberoamericanocts.pedagogica.edu.co/vercontenido.php?idp=30).  Este dará continuidade aos Seminários anteriores que se realizam a cada dois anos, desde o ano 2000, quando ocorreu o I Seminário Ibérico CTS em Ensino de Ciências aqui em Aveiro. O tema fundamental será a Formação de Professores em Educação CTS.

Aproveito a oportunidade para divulgar e apelar à inscrição na Associação Ibero-americana CTS (AIA-CTS), com sede aqui na Universidade de Aveiro, a qual permite, desde logo, preços de inscrição diferentes no Seminário da Colômbia.

Captura de ecrã - 2013-10-09, 18.48.50

XV ENEC

Serve este post para divulgar e apelar à participação no XV Encontro Nacional de Educação em Ciência (ENEC) que se realizará em Faro (http://www.xvenec2014.com/) de 2 a 5 de março de 2014.

Este procura ser um espaço de:

  • divulgação da investigação nesta área do conhecimento; 
  • reflexão sobre as problemáticas atuais na educação em ciência, na escola e na sociedade;
  • reflexão sobre o conhecimento profissional dos educadores, sobre as suas práticas, os contextos e os recursos para a educação em ciência.

As áreas temáticas são diversificadas:

Conhecimento e desenvolvimento profissional de educadores e professores
Currículo e políticas educativas
Relação entre escola e comunidade
Ciências em contextos com especificidades
Ciências em diálogo com artes, literatura e sociedade
Tecnologia educativa
História e filosofia das ciências
Inovação didática em ciências físicas e naturais
Práticas educativas em ciências
Divulgação científica
Educação ambiental
Educação para a saúde

De entre as datas importantes destaco a da submissão de resumos que é até ao final de Novembro!