Relatório OCDE

A recente publicação da OCDE do relatório “Education Policy Outlook 2015” merece aqui também um artigo. Uma ideia central que destaco neste: o investimento em educação é cada vez mais importante para o desenvolvimento económico.

Além desta saliento aqui duas mais:

1. Sem os professores não é possível o êxito das reformas educativas nos 34 países da OCDE, nomeadamente no que se refere à qualidade do ensino e da aprendizagem.

2. O investimento na Educação terá de ser reforçado para permitir assegurar que uma maior percentagem da população portuguesa tenha acesso ao ensino superior – 19% em Portugal em comparação com os 39% em média nos países da OCDE -.

 

Quando serão estas ideias seriamente consideradas em Portugal?

Rua dos Professores, Bogotá, julho de 2014
Rua do Ensino, Bogotá, julho de 2014

 

Rede de Docentes

Serve este breve post para divulgar a:

Captura de ecrã 2015-02-8, às 23.12.54

 

 

 

que está em: http://redesoei.ning.com/profiles/blogs/la-educacion-en-finlandia-los-secretos-de-un-exito-excepcional?utm_content=buffer5051f&utm_medium=social&utm_source=facebook.com&utm_campaign=buffer

Neste link está um artigo que recomendo a leitura sobre a Educação na Finlândia. Deste mesmo destaco:

Se concluye en este estudio que Finlandia es un país donde las desigualdades consiguen ser corregidas mejor por la educación; es un país donde las diferencias de capacidad entre los chicos y chicas son las más bajas y dónde los alumnos tienen una valoración muy positiva de ellos mismos con relación a los aprendizajes.

Alguns comentários a este post  são também interessantes de acompanhar!