Dia Mundial da Água

Hoje é dia mundial da água e não poderei deixar de o referir em um blog dedicado à Educação CTS. Neste âmbito a água tem sido dos temas mais abordados e para o qual têm sido desenvolvidos diferentes atividades e para diferentes níveis de ensino.

Para que o mesmo continue a ser um tema educativo central aconselho a consulta de dois documentos que acabam de ser divulgados:

Ria Formosa, agosto de 2012
Ria Formosa, agosto de 2012

Valor da Educação

O Conselho Nacional de Educação (http://www.cnedu.pt) depois da discussão e publicação da sua “Recomendação sobre Retenção Escolar no Ensino Básico e Secundário” e do seu impacto económico e ausência de melhorias na aprendizagem dos que repetem o mesmo ano, vem agora agora revelar  o valor de um curso superior.

Tal como está, por exemplo, no Jornal Público  de hoje 18 de abril de 2015 (http://www.publico.pt/):

  • “Um aluno com um curso superior ganha mais 1,7 milhões de euros, durante a sua vida profissional, do que alguém com apenas o 9.º ano”.
  • “David Justino sublinhou a importância da formação dos jovens e lembrou que desistir de estudar antes do tempo significa “piores condições de trabalho e piores remunerações””.
Museu da Escravatura, Luanda, Dezembro de 2014
Museu da Escravatura, Luanda, Dezembro de 2014

 

2ª Tertúlia

Depois de ter aqui anunciado a 1ª tertúlia (3 posts abaixo deste) “Pensar Educação” e por estar envolvido nesta iniciativa venho divulgar a 2ª Tertúlia, a qual vai decorrer no próximo dia 19 de março de 2015 com o Prof. David Justino em Aveiro. A sua intervenção terá como título: “Educação: três desafios para 2020”. 

foto_DJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Programa completo e as inscrições (últimas vagas) pode ser consultado em: http://tertuliapensareduca.blogspot.pt/

A notícia está em vários sites, como por exemplo no jornal Online da Universidade de Aveiro, cujo link é: http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?c=41856