Publicações

Livros e Capítulos de Livros:

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2014). Construindo Práticas Didático-Pedagógicas Promotoras da Literacia Científica e do Pensamento Crítico (nº 2 de Iberciencia). Madrid: OEI – Organização dos Estados Ibero-americanos. (72 pp.) (ISBN: 978-84-7666-204-5) (http://www.ibercienciaoei.org/doc2.pdf)

Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C. Sá-Chaves, I., & Machado, C. (Orgs.) (2014). Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional. Aveiro: Universidade de Aveiro. (422 pp.) (ISBN: 978-972-789-424-6) (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/)

Vieira, R. M., & Tenreiro-Vieira, C. (2014). Investigação sobre pensamento crítico na educação: contributos para a didática das ciências. In Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C. Sá-Chaves, I. e Machado, C. (Orgs.), Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional (pp. 41-56). Aveiro: Universidade de Aveiro. (ISBN: 978-972-789-424-6) (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/)

Lopes, S. F., Vieira, R. M., & Moreira, A. (2014). Promoção do pensamento crítico na educação e formação de adultos. In Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C. Sá-Chaves, I. e Machado, C. (Orgs.), Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional (pp. 105-118). Aveiro: Universidade de Aveiro. (ISBN: 978-972-789-424-6) (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/)

Torres, A. C. & Vieira, R. M. (2014). Um caminho para a valorização da promoção do pensamento crítico no 1º Ciclo do Ensino Básico. In Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C. Sá-Chaves, I. e Machado, C. (Orgs.), Pensamento Crítico na Educação: Perspetivas atuais no panorama internacional (pp. 157-178). Aveiro: Universidade de Aveiro. (ISBN: 978-972-789-424-6) (http://redepensamentocritico.web.ua.pt/)

Portugal, G. Andrade, A., Tomaz, C., Martins, F., Costa, J. A., Migueis, M., Neves, R. e Vieira, R. M. (Orgs.) (2014). Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português. Aveiro: Universidade de Aveiro. (481 pp.) (ISBN: 978-972-789-428-4) (http://ria.ua.pt/handle/10773/12828)

Vieira, R. M. (2014). Formação em educação em ciências focada no pensamento crítico. In Portugal, G. Andrade, A., Tomaz, C., Martins, F., Costa, J. A., Migueis, M., Neves, R. e Vieira, R. M. (Orgs.), Formação inicial de professores e educadores: experiências em contexto português (pp. 187-204). Aveiro: Universidade de Aveiro. (http://ria.ua.pt/handle/10773/12828)

Vieira, R. M. e Tenreiro-Vieira, C. (2013). Educação em Ciências focada no Pensamento crítico em direção à literacia científica. In P. Membiela, N. Casado, e  M. Cebreiros  (Eds.), Retos y perspectivas en la enseñanza de las ciencias (pp. 75-79). Ourense: Educación Editora. (ISBN: 978-84-15524-12-0)

Rodrigues, M. J., e Vieira, R. M. (2013). Impacte de um programa de formação de ciências nas práticas didático-pedagógicas de uma educadora de infância. In P. Membiela, N. Casado, e  M. Cebreiros  (Eds.), Experiencias de investigación e innovación en la enseñanza de las ciencias (pp. 57-61). Ourense: Educación Editora. (ISBN: 978-84-15524-10-6)

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F., Sá, P. (2012). Explorando… A complexidade do Corpo Humano – Guião didáctico para Professores nº 8. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, Direcção-Geral da Educação. (108 pp. + 10 cartazes) (ISBN: 978-972-742-353-8). (http://www.dgidc.min-edu.pt/outrosprojetos/index.php?s=directorio&pid=94)

Rodrigues, M. J. e Vieira, R. M. (2012). Portuguese Kindgarten Teachers’ conceptions about STS – a Case study. Deutschland: LAP Lambert Academic Publishing. (108 pp.) (ISBN: 978-3-659-14422-6). (https://www.lap-publishing.com/catalog/details/store/de/book/978-3-659-14422-6/portuguese-kindergarten-teachers-conceptions-about-sts-%E2%80%93-a-case-study?search=STS)

Vieira, R. M., Pereira, P., Martins, I. P. (2011). A educação em ciências com orientação CTS – Atividades para o ensino básico. Porto: Areal Editores. (144 pp.) (ISBN: 978-989-7647-352-5).

Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C., Almeida, M., Costa, L. (2011). Explorando o Jardim da Ciência – Água, Guião Didático para Professores. Aveiro: Universidade de Aveiro, CIDTFF. (40 pp.) (ISBN: 978-972-789-339-3).

Vieira, R. M., Pereira, P., Costa, A. S. (2011). Explorando o Jardim da Ciência – Forças e Movimento, Guião Didático para Professores. Aveiro: Universidade de Aveiro, CIDTFF. (40 pp.) (ISBN: 978-972-789-340-9).

Vieira, R. M., Sá, P., Gonçalves, N. (2011). Explorando o Jardim da Ciência – Luz, Guião Didático para Professores. Aveiro: Universidade de Aveiro, CIDTFF. (30 pp.) (ISBN: 978-972-789-338-6).

Vieira, R. M. (Coord.) (2010). O programa de formação de professores do 1º ciclo do ensino básico em ensino experimental das ciências na Universidade de Aveiro – 2006 a 2009. Aveiro: Universidade de Aveiro, Comissão Editorial. (149 pp.) (ISBN: 978-972-789-303-4 Brochado).

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F., Sá, P. (2010). Explorando interacções… Sustentabilidade na Terra – Guião didáctico para Professores nº 7. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (76 pp. + 24 pp. do Caderno de Registos dos Alunos) (ISBN: 978-972-742-327-9). (http://sitio.dgidc.min-edu.pt/experimentais/Paginas/Recursos_Didacticos.aspx)

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F., e Pereira, S. (2009). Despertar para a Ciência – Actividades dos 3 aos 6 anos. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (109 pp.) (ISBN: 978-972-742-293-7).
[Endereço na web]

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2008). Explorando as mudanças de estado físico – Guião didáctico para Professores nº 6. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (74 pp. + 38 pp. do Caderno de Registos dos Alunos + 1 cartaz) (ISBN: 978-972-742-265-4). [cartazes) (ISBN: 978-972-742-263-0).
[Endereço na web]

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2008). Explorando a electricidade…Lâmpadas, Pilhas e Circuitos – Guião didáctico para Professores nº 5. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (74 pp. + 21 pp. do Caderno de Registos dos Alunos + 3 cartazes) (ISBN: 978-972-742-263-0).
[Endereço na web]

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2007). Explorando a Luz… Sombras e imagens – Guião Didáctico para Professores nº 4 (80 pp. + 42 pp. do Caderno de Registos dos Alunos). Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (ISBN: 978-972-742-264-7).
[Endereço na web]

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2007). Explorando plantas…Sementes, germinação e crescimento – Guião Didáctico para Professores nº 3 (2ª edição) (62 pp. + 30 pp. do Caderno de Registos dos Alunos). Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (ISBN: 978-972-742-242-5).
[Endereço na web]

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2007). Explorando materiais…Dissolução em líquidos – Guião didáctico para professores nº 2 (2ª edição). Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (80 pp. + 22 pp. do Caderno de Registos dos Alunos + 4 cartazes) (ISBN: 978-972-742-241-8).
[Endereço na web]

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2007). Explorando objectos…Flutuação em líquidos – Guião didáctico para professores nº 1 (2ª edição). Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (54 pp. + 15 pp. do Caderno de Registos dos Alunos) (ISBN: 978-972-742-240-1).
[Endereço na web]

Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., Couceiro, F. (2007). Educação em ciências e ensino experimental – Formação de professores (2ª edição). Lisboa: Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular. (64 pp.) (ISBN: 978-972-742-239-5).
[Endereço na web]

Vieira, R. M., e Tenreiro-Vieira, C. (2005). Estratégias de ensino / aprendizagem: O questionamento promotor do pensamento crítico. Lisboa: Editorial do Instituto Piaget (148 pp.) (ISBN: 972-771-779-9).
[Endereço na web]

Vieira, R. M., e Martins, I. P. (2005). Práticas de professores do ensino básico orientadas numa perspectiva CTS—PC: Impacte de um programa de formação. In P. Membiela e Y. Padilla (Eds), Retos y perspectivas de la enseñanza de las ciencias y el enfoque Ciencia-Tecnología-Sciedad en los inicios del siglo XXI (pp. 79-86). Espanha: Educación Editora (125 pp.) (ISBN: 84-689-3283-3).
[Endereço na web]

Tenreiro Vieira, C., e Vieira, R. M. (2001). Promover o pensamento crítico dos alunos: Propostas concretas para a sala de aula. Porto: Porto Editora (142 pp.) (ISBN: 972-0-34310-9).
[Endereço na web]

 

Tese de Doutoramento:

Vieira, R. M. (2003). Formação Continuada de Professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico para uma Educação em Ciências com orientação CTS/PC. Tese de Doutoramento não publicada. Aveiro: Universidade de Aveiro.
[Endereço na web]

 

Artigos:

Vieira, R. M. E Tenreiro-Vieira, C. (2014). Fostering Scientific Literacy and Critical Thinking in Elementary Science Education. International Journal of Science and Mathematics Education, 13 (61).

(http://link.springer.com/article/10.1007/s10763-014-9605-2?sa_campaign=email/event/articleAuthor/onlineFirst) (Online ISSN: 1573-1774). (DOI: 10.1007/s10763-014-9605-2)

Rodrigues, M. J., e Vieira, R. M. (2014). Formação continuada dos educadores de infância: Análise sobre o papel da brochura “Despertar para a Ciência – atividades dos 3 aos 6 anos”. Revista Ibero-americana de Educação, 66/2. (http://www.rieoei.org/deloslectores/6444Rodrigues.pdf) (ISSN: 1681-5653)

Guerra, C., Moreira, A., e Vieira, R. (2014). Formação de Professores do Ensino Básico em Tecnologia Educativa. In Costa, A. P., Reis, L. P., Neri de Souza, F. & Luengo, R. (eds.), Livro de Atas do “3º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (pp. 254-259). Badajoz: Universidade da Extremadura (Espanha).

Nogueira, S., Rodrigues, A. V., & Vieira, R. (2014). Linking Science Garden to School and University: Teacher Training, Research and Dissemination. In M. F. M. Costa, P. Pombo, B. V. Dorrío (Eds), Proceedings of 11th International Conference on Hands-on Science: Science Education with and for Society, Aveiro, Portugal, 21-25 July 2014, 338-345. (ISBN: 978-989-98032-5-1) (http://www.hsci.info/Book_HSCI_2014_lowresA4.pdf)

Vieira. R. M. e Tenreiro-Vieira, C. (2014). Princípios e orientações na formação de professores em CTS. Revista Uni-Pluri/Versidad, 14 (2), número extra. (ISSN 1657-4249).

Tenreiro-Vieira, C. e Vieira. R. M. (2014). Programas de formação CTS: Implicações para os professores dos primeiros anos de escolaridade em ciências. Revista Uni-Pluri/Versidad, 14 (2), número extra. (ISSN 1657-4249).

Peixinho, J. e Vieira. R. M. (2014). Manual Escolar Digital em Ciências com orientação CTS/PC no 1º Ciclo do Ensino Básico. Revista Uni-Pluri/Versidad, 14 (2), número extra. (ISSN 1657-4249).

Jonis, M., Selles, S. & Vieira, R. M. (2013). Processos de reestruturação curricular e formação continuada de professores no PROEJA/ES: o meio ambiente como eixo articulador. Ciências Humanas e Sociais em Revista, 35 (2), 77-96. (ISSN: 2177-756X) (http://www.ufrrj.br/SEER/index.php?journal=chsr&page=article&op=view&path%5B%5D=994)

Vieira, R. M., (2014). O uso das TIC na promoção do pensamento crítico de Futuros Professores. Indagatio Didactica, 6 (1), 364-378. (ISSN 1647-3582) (http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2690)

Vieira, R., Tenreiro-Vieira, C. (2013). A formação em didática das ciências com comunidades online.  Enseñanza de las Ciencias, número extra, 3691-3695. (ISSN: 0212-4521) (http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_399.pdf)

Tenreiro-Vieira, C. Vieira, R., (2013). Estratégias de ensino e aprendizagem e a promoção de capacidades de pensamento crítico.  Enseñanza de las Ciencias, número extra, 3685-3690. (ISSN: 0212-4521) (http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_398.pdf)

Guerra, C., Vieira, R., e Moreira, A. (2013). Desenvolvimento de um esquema referencial de formação de professores de ciências para o uso de tecnologias.  Enseñanza de las Ciencias, número extra, 2136-214. (ISSN: 0212-4521) (http://congres.manners.es/congres_ciencia/gestio/creacioCD/cd/articulos/art_433.pdf)

Vieira, R., Tenreiro-Vieira, C. (2013, setembro). Promoção do pensamento crítico na formação de professores do ensino básico. In Silva, B. et al. (Orgs.), Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 3906-3919). Braga: Universidade do Minho, 2013. (ISBN: 978-989-8525-22-2)

Tenreiro Vieira, C., e Vieira, R. M. (2013). Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, 18 (52), 183-242. (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010&lng=en&nrm=iso) http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782013000100010 (ISSN: 1413‐2478)

Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C. (2013). Categorias de Análise Qualitativa de práticas Didático-Pedagógicas. Indagatio Didactica, 5 (2), 300-308. (ISSN 1647-3582) (http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2453/2324)

Lopes, S. F., Vieira, R. M., Moreira, A. (2013). WEBQDA na análise qualitativa de interações no contexto de uma oficina de formação de professores. Indagatio Didactica, 5 (2), 111-121. (ISSN 1647-3582) (http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/2440/2311)

Capitão, S., Almeida, M., e Vieira, R. M. (2012). Connecting families and schools of students with deafness: describing the ICT and internet use in education. Procedia Computer Science, 14, 163-172. (http://www.sciencedirect.com/science/journal/18770509/14). (ISSN: 1877-0509)

Tréz, T., Moreira, A. & Vieira, R. (2012). As TIC na promoção do envolvimento familiar em contexto socioeconómico desfavorecido. In J. F. Matos et al. (Orgs), Atas do II Congresso Internacional TIC e Educação (p. 1254-1265). Lisboa: Universidade de Lisboa. (http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/185.pdf) (ISBN: 978-989-96999-8-4)

Vieira, R. M. (2012). Necessidades de Formação de Professores em CTS. Atas do VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências “Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências” (p. 43-48). Espanha, OEI – Organização dos Estados Iberoamericanos e AECID – Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo. (https://www.dropbox.com/s/fp0u0ucpvez77hu/CTS-mesas.pdf)

Vieira, R. M., e Tenreiro-Vieira, C. (2012). Educação em Ciências com orientação CTS: recursos didáticos com foco no pensamento crítico visando a literacia científica. Atas do III Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Madrid, Espanha: OEI. (http://www.oei.es/seminarioctsm/PDF_automatico/F3textocompleto.pdf) (ISBN: 978-84-7666-199-4)

Tenreiro-Vieira, C, e Vieira, R. M. (2012). Co(relação) entre a literacia científica e o pensamento crítico no contexto da educação em Ciências com orientação CTS. Atas do III Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Madrid, Espanha: OEI. (http://www.oei.es/seminarioctsm/PDF_automatico/H1textocompleto.pdf) (ISBN: 978-84-7666-199-4)

Rodrigues, M. J., e Vieira, R. M. (2012). Educação em ciências no pré-escolar – formação continuada de educadores. Atas do III Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Madrid, Espanha: OEI. (http://www.oei.es/seminarioctsm/PDF_automatico/F4textocompleto.pdf) (ISBN: 978-84-7666-199-4)

Torres, A. C., e Vieira, R. M. (2012). Promoção de práticas de orientação CTS em professores do ensino básico. Atas do III Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Madrid, Espanha: OEI. (http://www.oei.es/seminarioctsm/PDF_automatico/F18textocompleto.pdf) (ISBN: 978-84-7666-199-4)

Tréz, T., Moreira, A., e Vieira, R. M. (2012). Formação de professores através de uma comunidade de prática online no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. Atas do III Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Madrid, Espanha: OEI. (http://www.oei.es/seminarioctsm/PDF_automatico/I31textocompleto.pdf) (ISBN: 978-84-7666-199-4)

Vieira, R. M. e Tenreiro-Vieira, C. (2012). Práticas universitárias de formação de professores: o papel das comunidades online na promoção do pensamento crítico. In C. Leite e M. Zabalza (Coords.), Ensino Superior: Inovação e Qualidade na Docência. VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária: Livro de Atas. Porto: CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas. (http://www.fpce.up.pt/ciie/cidu/publicacoes/livro_de_textos.pdf) (ISBN: 978-989-8471-05-5)

Martins, I. P., Vieira, R. M. e Tenreiro-Vieira, C. (2011). A química nos primeiros anos de escolaridade em Portugal. EduQ – Educació Química, 8, 35-43. (ISSN 2013-1755)

Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C., e Martins, I. P. (2011). Critical thinking: Conceptual clarification and its importance in science education. Science Education International, 22 (1), 43-54. (http://www.icaseonline.net/sei/march2011/p4.pdf) (ISSN: 2077-2327)

Pereira, S., Rodrigues, M. J., Martins, I. P., Vieira, R. M. (2011). Pre-school science education in Portugal: teacher education and innovative practices. The Journal of Emergent Science, 1 (1), 23-31. (ISSN: 2046-4754)

Jonis, M., Selles, S. & Vieira, R. M. (2011). Ensino de Biologia e letramento científico: ressignificando as práticas experimentais na educação de jovens e adultos. Anais do 10º Encontro de Pesquisa em educação da Região Sudeste. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro (http://www.fe.ufrj.br/anpedinha2011/anais/anais.php) (ISBN: 978-85-60316-16-8)

Cruz, C., Vieira, R. M. & Cardoso, E. L. (2011). Educação para o desenvolvimento sustentável – EDS 2.0: redes sociais virtuais na mudança de práticas educativas o ensino básico. In P. Dias, A. Osório (orgs.), atas do Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (pp. 1737-1742). Braga: Universidade do Minho. (ISBN: 978-972-98456-9-7)

Lopes, S., Vieira, R., Moreira, A. (2011). Programa de Formação: As TIC na Educação e Formação de Adultos. In Dias, P. & Osório, A. (Orgs.), atas do Challenges 2011 (pp. 257-264). Braga: Universidade do Minho. (ISBN 978-972-98456-9-7)

Vieira, R. M., Tenreiro-Vieira, C., e Martins, I. (2010). Pensamiento crítico y literacia científica. Revista Alambique – Didáctica de las Ciencias Experimentales, 65, 96-103.

Rodrigues, M. J. & Vieira, R. M. (2010). Diverse Notions on STS: A case-study with six kindergarten teachers in Portugal. In G. Pérez-Bustamante, K. Phusavat & F. A. F. Freitas (Coords.), Teaching and learning 2010 (pp. 470-476). Iask International Conference. Seville: International Association for the Scientific Knowledge. (ISBN: 978-989-8295-02-6)

Vieira, R. M. & Reis, S. (2010). Um Programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências para professores do 2.º CEB: a continuidade de um caminho trilhado no 1.º CEB. In C. Muniz, W. Santos, M. Braga, M. D. Maciel, D. Auler, e A. Chrispino (Coords.), Educação para uma nova ordem socioambiental no contexto da crise global – Actas do II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências). Brasília, Brasil: Universidade de Brasília. (versão em CD-ROM) (ISBN: 978-85-62810-01-5)

Tenreiro-Vieira, C., e Vieira, R. M. (2010). Desenvolvimento de materiais didácticos CTS/PC para a educação em ciências e matemática numa perspectiva de literacia. In C. Muniz, W. Santos, M. Braga, M. D. Maciel, D. Auler, e A. Chrispino (Coords.), Educação para uma nova ordem socioambiental no contexto da crise global – Actas do II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências). Brasília, Brasil: Universidade de Brasília. (versão em CD-ROM) (ISBN: 978-85-62810-01-5)

Guerra, C., Vieira, R. M., Moreira, A. Souza, F. N. (2010). Integração das TIC no Ensino das Ciências com enfoque CTS. In C. Muniz, W. Santos, M. Braga, M. D. Maciel, D. Auler, e A. Chrispino (Coords.), Educação para uma nova ordem sócio-ambiental no contexto da crise global – Actas do II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. Brasil: Universidade de Brasília. (versão em CD-ROM) (ISBN: 978-85-62810-01-5)

Clemente, M., Vieira, R. M., e Martins, F. (2010). Educação para o desenvolvimento sustentável no 1º Ciclo do Ensino Básico – propostas didácticas no âmbito das ciências. In C. Muniz, W. Santos, M. Braga, M. D. Maciel, D. Auler, e A. Chrispino (Coords.), Educação para uma nova ordem sócio-ambiental no contexto da crise global – Actas do II Seminário Ibero-Americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências. Brasil: Universidade de Brasília. (versão em CD-ROM) (ISBN: 978-85-62810-01-5)

Sá, P; Guerra, C. Martins, I. P.; Loureiro, M. J.; Vieira, R; Costa, A.P. & Reis, L. (2010). Desenvolvimento de recursos didácticos informatizados no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. O exemplo do Courseware Sere. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 7 (Nº Exttraordinario), 330-345.

Guerra, C.; Moreira, A., Vieira, R. (2010). Towards the definition of a teacher education program for the use of ICT tools in science teaching and learning. Lazar, B..; Reinhardt, R. (Ed.). XIV IOSTE – International Organization for Science and Technology Education Proceedings. Bled: Eslovénia. (versão em CD-ROM) (ISBN:978-96192882-1-4).

Sá, P; Guerra, C. Martins, I. P.; Loureiro, M. J.; Vieira, R; Costa, A.P. & Reis, L. (2010). Development of digital educational resources for education for sustainable development: the Courseware Sere. Lazar, B..; Reinhardt, R. (Ed.). XIV IOSTE – International Organization for Science and Technology Education Proceedings. Bled: Eslovénia. (versão em CD-ROM) (ISBN:978-96192882-1-4).

Tenreiro Vieira, C., e Vieira, R. M. (2009). Literacia científica, literacia matemática e pensamento crítico. Enseñanza de las Ciências, Número Extra. VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciências (versão em CD-ROM).

Martins, I., Vieira, R. M., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro Vieira, C., Rodrigues, A., Couceiro, F. (2009). Programa de Formação em ensino experimental das ciências para professores do 1º CEB ― O caso da Universidade de Aveiro – Portugal. Enseñanza de las Ciências, Número Extra. VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciências (versão em CD-ROM).

Pereira, S., Martins, I., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro Vieira, C., Vieira, R. M., Rodrigues, A., Couceiro, F. (2009). Despertar para a Ciência – Actividades dos 3 aos 6. Enseñanza de las Ciências, Número Extra. VIII Congreso Internacional sobre Investigación en Didáctica de las Ciências (versão em CD-ROM).

Torres, A. C. e Vieira, R. M. (2008). Integrando a educação CTS e a educação não-formal em ciências com recurso a um courseware didáctico. In R. M. Vieira, M. A. Pedrosa, F. Paixão, I. P. Martins, A. Caamaño, A. Vilches, e M. J.  Martín-Díaz (Coords.), Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – Educação Científica e Desenvolvimento Sustentável (pp. 167-168). Aveiro: Universidade de Aveiro – DTE.
[Endereço na web]

Martins, I., Rodrigues, A., Nascimento, P., e Vieira, R. (2006). Materials, Objects and its Properties: Didactical Resources for Primary Science Education. Proceedings of Second European Conference on Primary Science and Technology Education, 59-63.
[Endereço na web]

Tenreiro-Vieira, C. , e Vieira, R. M. (2005). Produção e validação de actividades de laboratório promotoras do pensamento crítico dos alunos. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 3 (3), 450-463.
[Endereço na web]

Vieira, R. M., e Martins, I. P. (2001). Concepção de um instrumento de caracterização de práticas pedagógico-didácticas com orientação CTS. Actas do IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica.
[Endereço na web]

Tenreiro-Vieira, C., e Vieira, R. M. (2001). O trabalho experimental e a promoção de capacidades de pensamento: Desenvolvimento de um programa de formação de professores do Ensino Básico. Actas do IX Encontro Nacional de Educação em Ciência na Escolaridade Básica.
[Endereço na web]

 

Comunicações (algumas das mais recentes)

– Em Congressos / Encontros Internacionais

Yared, Y. e Vieira, R. M. e Melo, S. (2015, maio). Relevância do pensamento Crítico para a educação sexual emancipatória. Comunicação oral apresentada no II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico. Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Tenreiro-Vieira, C. e Vieira. R. M. (2014, julho). Programas de formação CTS: Implicações para os professores dos primeiros anos de escolaridade em ciências. Comunicação oral apresentada no IV Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VIII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Bogotá, Colômbia: Universidade de Santo Tomás.

Peixinho, J. e Vieira. R. M. (2014, julho). Manual Escolar Digital em Ciências com orientação CTS/PC no 1º Ciclo do Ensino Básico. Comunicação oral apresentada no IV Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VIII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Bogotá, Colômbia: Universidade de Santo Tomás.

Vieira, R., Tenreiro-Vieira, C. (2013, setembro). Promoção do pensamento critic na formação de professors do ensino básico.  Comunicação oral apresentada no XII congreso internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga, 13 de setembro.

Vieira, R., Tenreiro-Vieira, C. (2013, setembro). A formação em didática das ciências com comunidades online.  Comunicação oral apresentada no IX congreso internacional sobre investigación en didáctica de las ciencias. Girona, Espanha, 9 a 12 de setembro.

Vieira, R. (2013, julho). Categorias de análise qualitativa de práticas didático-pedagógicas. Comunicação oral apresentada no 2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa. Universidade de Aveiro, 16 a 18 de julho.

Vieira, R. (2013, julho). WEBQDA na análise qualitativa de interações no contexto de uma oficina de formação de professores. Comunicação oral apresentada no 2º Congresso Luso-Brasileiro em Investigação Qualitativa. Universidade de Aveiro, 16 a 18 de julho.

Vieira, R. (2013, julho). Investigação sobre pensamento crítico na educação: Contributos para a Didática das Ciências. Comunicação oral apresentada no simpósio do Seminário Internacional Pensamento Crítico na Educação – Investigação, formação e Perspetivas futuras. Universidade de Aveiro, 1 e 2 de julho.

Tenreiro-Vieira, C., e Vieira, R. M. (2012, setembro). Educação em Ciências com orientação CTS: recursos didáticos com foco no pensamento crítico visando a literacia científica. Comunicação oral apresentada no III Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Madrid, Espanha: OEI.

Rodrigues, M. J., e Vieira, R. M. (2012, setembro). Educação em ciências no pré-escolar – formação continuada de educadores. Comunicação oral apresentada no III Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Madrid, Espanha: OEI.

Torres, A. C., e Vieira, R. M. (2012, setembro). Promoção de práticas de orientação CTS em professores do ensino básico. Comunicação oral apresentada no III Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Madrid, Espanha: OEI.

Tréz, T., Moreira, A., e Vieira, R. M. (2012, setembro). Formação de professores através de uma comunidade de prática online no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. Comunicação oral apresentada no III Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências – VII Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências. Madrid, Espanha: OEI.

Vieira, R. M. (2012, Setembro). Necessidades de Formação de Professores em CTS. Comunicação convidade no simpósio do VII Seminário Ibérico/III Seminário Ibero-americano CTS no ensino das Ciências “Ciência, Tecnologia e Sociedade no futuro do ensino das ciências”. Espanha, OEI – Organização dos Estados Iberoamericanos e AECID – Agencia Española de Cooperación Internacional para el Desarrollo, 28-30 de setembro. https://www.dropbox.com/s/fp0u0ucpvez77hu/CTS-mesas.pdf

Vieira, R. M. e Tenreiro-Vieira, C. (2012, junho). Práticas universitárias de formação de professores: o papel das comunidades online na promoção do pensamento crítico. Comunicação oral apresentada VII Congresso Iberoamericano de Docência Universitária. Porto: Universidade do Porto.

Vieira, R. M. e Tenreiro-Vieira, C. (2012, junho). Educação em Ciências Focada no Pensamento Crítico em Direção à Literacia Científica. Comunicação apresentada no I Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias. Vigo: Universidade de Vigo.

Rodrigues, M. J. e Vieira, R. M. (2012, junho). Impacte de um programa de formação  de ciências nas praticas didático-pedagógicas de uma educadora de infância, Comunicação apresentada no I Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias. Vigo: Universidade de Vigo.

Tenreiro-Vieira, C., e Vieira, R. M. (2010). Desenvolvimento de materiais didácticos CTS/PC para a educação em ciências e em matemática numa perspectiva de literacia. Comunicação apresentada em Sessão Coordenada no II Seminário Ibero-americano Ciência-Tecnologia-Sociedade no Ensino das Ciências (VI Seminário Ibérico CTS no Ensino das Ciências), Universidade de Brasília, 19-21 Julho.

Guerra, C.; Moreira, A., Vieira, R. (2010). Towards the definition of a teacher education program for the use of ICT tools in science teaching and learning. Comunicação oral apresentada no IOSTE – The International Organization for Science and Technology Education, Bled: Eslovénia, 13-18 Junho 2010.

Sá,

Pages

Archives

Posts

Um blog sobre Educação em Ciência-Tecnologia-Sociedade/Pensamento Crítico

Saltar para a barra de ferramentas