Peça do mês – janeiro 2019

Apresentamos a primeira peça do mês do ano de 2019, que pertence ao espólio do maestro Frederico de Freitas, doado à Universidade de Aveiro pela sua filha, Elvira de Freitas.

Inst. proprietária – Universidade de Aveiro
Coleção – Espólio de Frederico de Freitas
Categoria – Música
Designação – Programa da tournée dirigida pelo maestro Frederico de Freitas e catálogo da editora His Master’s Voice
Data – Década de 30
Doador – Elvira de Freitas

Descrição- Tournée composta por dois espetáculos dirigidos pelo maestro Frederico de Freitas. Destaque para A Severa com apresentação das músicas Valsa, Canção da Chica, Timpanas, Vira e Fandango. Interpretação de Francis Graça, Ruth Walden, Maria Ema, Silvestre Alegrim, Mariamelia, Dina Tereza e Elisa Santos.
Catálogo de algumas das composições de Frederico de Freitas gravadas em discos da editora His Master’s Voice, respetivos números de catálogo e intervenientes. Destaque para fados e canções gravados por Dina Tereza.

Em Portugal, a década de 30 foi marcada pela estreia de A Severa, o primeiro filme sonoro português. O romance de Júlio Dantas sobre a fadista Maria Severa Onofriana e o Conde de Vimioso foi realizado por José Leitão de Barros e promoveu Frederico de Freitas na composição de música para cinema. O repertório foi gravado pela editora His Master’s Voice, representada em Portugal pelo Grande Bazar do Porto desde 1927. A filial em Lisboa estava sob a direção do compositor Frederico de Freitas. Este fonofilme deu a conhecer vários artistas no campo da representação, interpretação vocal e dança, como Dina Tereza, Silvestre Alegrim, Francis Graça, etc. e colocou o povo português a cantar as várias músicas do filme.

Esta entrada foi publicada em Espólio Frederico de Freitas, Música, Peça do mês com as tags , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.