Coleções

A Universidade de Aveiro tem várias coleções no domínio das Artes Plásticas e Artes Decorativas, nas categorias de pintura, gravura, desenho, vidro, cerâmica, escultura, metais, têxteis e madeira. É também detentora de uma vasta coleção ligada às Artes Gráficas, nomeadamente cartazes. Entre este património estão também a coleção de instrumentos musicais e guarda-joias; discos goma-laca (75 rpm); o espólio do compositor Frederico de Freitas, a coleção de Jazz e coleções de cartofilia e filatelia.

A maioria das coleções foram incorporadas no património da UA através de doações, como as coleções de Francisco Madeira Luís, doadas à Universidade segundo protocolo estabelecido e assinado em Dezembro de 2001. 

A coleção de Jazz foi doada pelo crítico e divulgador de jazz, José Duarte em 2002. Mais tarde também se juntou a este acervo uma nova doação, a do luso-uruguaio Carlos Martins. Estas coleções encontram-se depositadas e podem ser consultadas no Centro de Estudos de Jazz da Universidade de Aveiro.

O espólio de Hélène de Beauvoir foi também incorporado por doação em protocolo efectuado em 1995. 

O espólio do compositor Frederico de Freitas foi doado à Universidade de Aveiro, em 2010, pela Dra. Elvira de Freitas (filha do compositor).

A coleção de discos de goma-laca 78 rpm foi doada a 17 de dezembro de 2012 por José Moças e as coleções de instrumentos musicais e guarda-joias foram doadas por Joaquim Domingos Capela em dezembro de 2013.

Cronologia da incorporação de várias coleções no património da Universidade de Aveiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.