Joaquim Domingos Capela

 

À esq. o Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Manuel Assunção e à dir. o violeiro Joaquim Domingos Capela.

Joaquim Domingos Capela nasceu a 3 de dezembro de 1934 na freguesia de Anta concelho de Espinho. Aprendeu desde muito novo com o seu pai a trabalhar a madeira e com apenas 9 anos de idade constrói o seu primeiro violino.

Em 1952, terminou o Curso de Serralharia Mecânica. Entre 1954 e 1958 frequenta o Curso de Electrotecnia e Máquinas, tendo recebido de prémio do Estado, nessa época, quatro bolsas de estudo.

Em 1964 termina a licenciatura em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia do Porto. Trabalhou em empresas e organismos do ramo e dedicou-se à docência. Lecionou na Universidade Lourenço Marques, onde foi responsável pelas cadeiras de Tecnologia Mecânica, Máquinas-Ferramentas e Elasticidade de Plasticidade.

Regressa a Portugal e em março de 1973 volta a lecionar na Faculdade de Engenharia.

Em 1980, quando abandona a docência e outras funções em empresas e organismos, teve mais tempo para se dedicar à arte de violeiro. Contrói vários vários instrumentos musicais e faz crescer a sua obra que hoje se traduz em cerca de 135 instrumentos.

Consciente do valor do seu património, pensou doá-lo a uma instituição de reconhecido mérito, designadamente a Universidade de Aveiro, embora já tenha doado alguns instrumentos a outras entidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.