Pintura

Constam do património da Universidade de Aveiro, mais de uma centena de pinturas, as quais abarcam trabalhos a óleo e aguarela. Tais trabalhos são maioritariamente anteriores ao ano 2000, com particular relevância para uma colecção da primeira metade da década de 40, doada à instituição, pela pintora francesa Hélène de Beauvoir. É ainda possível contar com obras de alguns artistas plásticos conhecidos como: Artur Bual, Cruzeiro Seixas, Júlio ResendeTereza TrigalhosMário Silva, José EmídioAntónio MacedoAristídes ÂmbarClotilde FavaÉlios OliveiraEni D´CarvalhoMário Bismarck, entre outros.

Todos apresentam uma panóplia interessante de temas ora figurativos, ora abstratos, ora ainda espatulando uma diversidade de paisagens naturais e urbanas. A ria e os moliceiros surgem em muitas telas, retratados por pintores locais como:
Artur Fino, António NevesCândido TelesHélder BandarraJeremias Bandarra Vasco AfonsoZé Penicheiro, ou Marcos Muge, menos conhecidos do panorama artístico nacional mas nem por isso menos talentosos.