Cerâmica contemporânea

A coleção de cerâmica contemporânea doada à Universidade de Aveiro por Francisco Madeira Luís é constituída por cerca de 3000 objetos. É composta essencialmente por cerâmica de equipamento, na sua grande parte objetos utilitários que dão resposta às necessidades quotidianas (louças para alimentos e refeições), peças decorativas, moldes e também alguns objetos de cerâmica de revestimento. As peças são quase exclusivamente fabricadas na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX e foram recolhidas pelo doador na época de 70. São na sua maioria portuguesas, verificando-se também a existência de algumas peças estrangeiras. Destacam-se a faiança fina produzida em Sacavém e algumas peças de porcelana da Vista Alegre.

Nesta coleção encontramos peças de algumas fábricas localizadas em cidades com forte tradição no fabrico de cerâmica e olaria, entre elas, Coimbra, Lisboa, Sacavém, Caldas da Rainha e Gaia.

Sendo a cerâmica um material com forte tradição de fabrico em Portugal, esta coleção adquire um significativo valor cultural e patrimonial para a Universidade de Aveiro, que tem trabalhado na sua organização, de forma a interpretar e estudar, preservar, e expor objetos representativos da história da cerâmica e olaria em Portugal e torná-los acessíveis ao público em geral, tanto física como virtualmente.