Cartazes

Um século de cartazes é a coleção de cartazes da Universidade de Aveiro, composta por milhares de exemplares, sendo uma grande parte proveniente da doação do colecionador Francisco Madeira Luís.

Os cartazes da coleção ML (Madeira Luís) abrangem diversas categorias como cartazes políticos, sociais, comerciais, de concertos, de congressos, desporto, de cinema, de circo, dança, de teatro, de educação, exposições, etc. A categoria que apresenta um maior número de documentos é a de cartazes políticos, alguns deles dos primórdios da democracia, com gravuras de destacados artistas plásticos portugueses como João Abel Manta, Augusto Cid e Marcelino Vespeira.
Esta coleção foi recolhida pelo colecionador desde a época de 60 até ao ano de 2000.

A coleção UA (Universidade de Aveiro) inclui cartazes relacionados com a instituição, que abrangem variadas temáticas. Tratam-se de cartazes recolhidos a partir do ano 2000.

A coleção de cartazes JD (José Duarte) abarca a temática do Jazz e é constituída maioritariamente por cartazes ligados a festivais de jazz portugueses e estrangeiros. Destaca-se o cartaz do primeiro festival de jazz em Portugal, realizado em Cascais, em 1971. Este conjunto de cartazes de Jazz foi doado à Universidade de Aveiro pelo radialista, crítico e divulgador de jazz em Portugal, José Duarte.

Estes documentos estão disponíveis online no arquivo digital Sinbad.