Orientações

Doutoramentos | 10

10. Doutoramento em Didática e Formação – Ramo de Supervisão de Alcina Maria Parracho Mendes, título da Tese “Perfil de Ensino do Professor de Ciências: Conceptualização e Validação” (Setembro de 2013) Ver aqui

9. Doutoramento em Didática e Formação – Ramo Didática e Desenvolvimento Curricular de Maria da Conceição Ferreira de Figueiredo e Costa, título da Tese “Ciências no Primeiro Ciclo do Ensino Básico: Um Programa para Educação para Desenvolvimento Sustentável” (Julho de 2013). Ver aqui

8. Doutoramento em Didática e Formação de Sara Joana Faustino Malaquias Pereira, título da Tese “Educação em ciências em contexto pré-escolar – Estratégias didáticas para o desenvolvimento de competências” (Junho de 2012). Ver aqui

7. Doutoramento em Didáctica e Formação de Ana Alexandra Valente Rodrigues, título da Tese “A Educação em Ciências no Ensino Básico em Ambientes Integrados de Formação” (Dezembro de 2011). Ver aqui

6. Doutoramento em Didáctica de Patrícia Alexandra Pacheco de Sá, título da Tese “Educação para o Desenvolvimento Sustentável no 1º CEB: Contributos da Formação de Professores” (Abril de 2008). Ver aqui

5. Doutoramento em Didáctica de Ana Carlota Teixeira de Vasconcelos Lloyd Braga Fernandes Thomaz, título da Tese “Supervisão Curricular e Cidadania: Novos Desafios à Formação de Professores” (co-orientação) (Dezembro de 2007). Ver aqui

4. Doutoramento em Didáctica de Maria Rui de Vilar Correia, título da Tese “Formação inicial de professores em contexto de Didáctica da Biologia e seus impactes” (Junho de 2007). Ver aqui

3. Doutoramento em Didáctica da Isabel Sofia Godinho da Silva Rebelo, título da Tese “Desenvolvimento de um modelo de formação – Um estudo na formação contínua de professores de Química”. (Co-orientação) (Julho de 2005). Ver aqui

2. Doutoramento em Didáctica de Rui Marques Vieira, título da Tese “Desenvolvimento de um programa de formação continuada em ciências de professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com orientação CTS-PC” (Setembro de 2003). Ver aqui

1. Doutoramento em Didáctica de Maria Filomena Rodrigues Teixeira, título da Tese “Reprodução Humana e Cultura Científica: um percurso na formação de professores” (Co-orientação) (Junho de 2000).

MESTRADOS CONCLUÍDOS (PRÉ-BOLONHA) | 24

24. Mestrado em Educação em Ciências do 1º Ciclo do Ensino Básico de Olga Marina Esperanço Dias Barbosa, título da Dissertação “Açúcares e Gorduras: Estratégias e recursos didácticos para o 1º CEB” (Julho de 2007). Ver aqui

23. Mestrado em Educação em Ciências do 1º Ciclo do Ensino Básico de Ana Margarida Afreixo Silva, título da Dissertação “Educação em Ciências no 1º CEB: Desenvolvimento de competências em contextos CTSA” (Julho de 2007). Ver aqui

22. Mestrado em Educação em Ciências do 1º Ciclo do Ensino Básico de Carla Manuela Borges Soares, título da Dissertação “Materiais do quotidiano como recursos para aprendizagens sobre mudanças de estado no 1º CEB” (Junho de 2007). Ver aqui

21. Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência de Eunice Mota Viegas dos Santos, título da Dissertação “Ensino de Ciências e Literacia Científica – O caso dos Organismos Geneticamente Modificado” (Setembro de 2006). Ver aqui

20. Mestrado em Educação em Ciências do 1º Ciclo do Ensino Básico de Maria Filomena Silva Caldeira Freitas Serrano, título da Dissertação “Promover a aprendizagem das Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico utilizando contextos de educação não formal” (Julho de 2005). Ver aqui

19. Mestrado em Educação em Ciências do 1º Ciclo do Ensino Básico de Maria Isabel Tavares de Oliveira Marques de Almeida, título da Dissertação “Ensino das Ciências centrado no Trabalho Prático – Contributo para a Formação de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico” (Julho de 2005). Ver aqui

18. Mestrado em Educação em Ciências do 1º Ciclo do Ensino Básico de Emília Malta Pinto de Sá, título da Dissertação “Acontecimentos reais como contexto de abordagem para uma Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico: O caso dos Incêndios do Verão de 2003” (Julho de 2005). Ver aqui

17. Mestrado em Educação em Ciências do 1º Ciclo do Ensino Básico de Ana Alexandra Valente Rodrigues, Título da Dissertação “Ambientes de Ensino Não Formal de Ciências: Impacte nas Práticas de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico” (Julho de 2005). Ver aqui

16. Mestrado em Ensino de Física e Química de Dídia Cristina Sá Pereira Marques Teixeira, título da Dissertação “O Ensino da Química na perspectiva da Literacia Química – Recursos Didácticos para o Ensino Básico” (Fevereiro de 2004). Ver aqui

15. Mestrado em Ensino de Física e Química de Zita Maria Calado Faustino Neves, título da Dissertação “Conhecimento Químico e Exercício da Cidadania – Competências e Atitudes de Alunos no Final do Ensino Básico” (Julho de 2003).

14. Mestrado em Ensino de Física e Química de Maria Luísa Carvalho Gaspar, título da Dissertação “Ensinar Química numa perspectiva CTS: Utilização de combustíveis em automóveis – Um tema para o 11ºano de escolaridade” (Julho de 2001)

13. Mestrado em Ensino de Física e Química de Marta Alexandra Mendes dos Santos Manaia, título da Dissertação “Aditivos Alimentares – Um estudo de orientação CTS no ensino aprendizagem da Química no 8ºano de escolaridade” (Julho de 2001).

12. Mestrado em Ensino de Física e Química de Maria da Conceição Ferreira de Figueiredo e Costa, título da Dissertação “Orientações CTS e Ensino de Química no Secundário” (Junho de 2001).

11. Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia de Isabel Maria Cruz Porfírio da Silva, título da Dissertação “O Trabalho Laboratorial em Biologia no Ensino Secundário – Das Propostas Curriculares às Expectativas dos Alunos” (Julho de 1999).

10. Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia de Cristina Maria Cardoso Dias, título da Dissertação “A Biologia no Ensino Secundário – das Orientações Curriculares aos Interesses dos Alunos” (Julho de 1999). Ver aqui

9. Mestrado em Supervisão de Teresa Figueira Henriques Pinheiro, título da Dissertação “Concepções e Práticas de Professores sobre o Ensino Contextualizado da Química na escolaridade básica: contributos para a formação contínua” (Julho de 1998).

8. Mestrado em Supervisão de Manuel Paulo Rangel Santos Henriques, título da Dissertação “Concepções de Professores sobre o ensino das grandezas e medidas do 1º ciclo do Ensino Básico” (Julho de 1998).

7. Mestrado em Supervisão de Alcina Maria Parracho Mendes, título da Dissertação “Um Modelo de Supervisão da prática pedagógica na formação inicial de professores de Biologia” (Julho de 1998).

6. Mestrado em Ensino da Física e Química de Célia Maria da Costa Lopes, título da Dissertação “Investigação em Didáctica e Ensino das Ciências: percepções dos professores de Física e Química” (Abril de 1998).

5. Mestrado em Ensino de Física e Química de Maria de Assunção Fernandes Brigas, título da Dissertação “Os Manuais Escolares de Química no Ensino Básico – Opiniões dos Professores sobre a sua utilização” (Novembro de 1997).

4. Mestrado em Supervisão de Maria do Carmo Lopes Rodrigues Serrano, título da Dissertação “Formação de Professores de Ciências (Geologia e Química) e abordagem de temas multidisciplinares” (Outubro de 1996).

3. Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão, de Maria do Nascimento Lopes Domingues Ribeiro, título da Dissertação “A Supervisão na mudança do modelo de ensino: Um contributo para a formação de professores de Ciências do 2º ciclo do Ensino Básico” (Julho de 1994).

2. Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão, de José Manuel Gonçalves Lopes, título da dissertação “Supervisão do Trabalho Experimental no 3º Ciclo do Ensino Básico: um modelo inovador” (Maio de 1994).

1. Mestrado em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão, de Maria Fernandes Pereira, título da Dissertação “Formação Contínua de Professores de Biologia: Contributos para um Modelo Construtivista” (05 de Maio de 1994).

Deixe uma resposta