Apresentação

 

O Colóquio Internacional “Caim e Abel: família e conflito” decorreu no Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, Portugal, nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2015. Ver álbum de fotos aqui.

Cartaz

A ciência e a religião são dois meios diferenciados de entendimento da vida. Não se equivalem nem se sobrepõem, mas complementam-se. E nem sempre se desencontram. Desde o Big Bang científico ou do Logos divino, a aventura da vida tem sido uma longa história de conflito, desequilíbrio criativo e esforço de constante reorganização.

A história de Caim e Abel, gravada a sangue no relato genesíaco, simboliza, com o poder das narrativas ancestrais, a complexidade da condição humana, inscrita no alfabeto universal da vida. A decifração desse alfabeto é uma tarefa de todos os domínios do conhecimento humano, desde a ciência à teologia, não esquecendo a literatura, a filosofia, as artes, os estudos linguísticos ou os estudos de comunicação.

Linhas Temáticas

Lutas fratricidas
Conflitos familiares
Guerras civis
Violência social
Antagonismos
Releituras míticas
Hermenêutica e tradição

Cartaz em PDF
Imagem do cartaz: aguarela de William Blake (1757 – 1827), intitulada “Cain Fleeing from the Wrath of God (The Body of Abel Found by Adam and Eve)”. Fonte

Apoios:

dlc CLLCFCTIC-UA_DIR