O CIDTFF estará presente na edição 2025 da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025 | Semana C&T 2025, que se realizará de 24 a 30 de novembro, em todo o país e em formato digital. Organizada pela Ciência Viva, tem como objetivo aproximar a ciência do público-geral, em especial o mais jovem, permitindo contactar com a comunidade científica e conhecer alguns dos mais recentes resultados de investigação em diversas áreas científicas.

Ao todo, são três as atividades que serão dinamizadas com o envolvimento de membros da equipa do CIDTFF, dirigidas a diferentes públicos (escolas, universidades, famílias e público-geral). As inscrições estão em curso. Saiba mais sobre cada atividade nas descrições abaixo.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Bafa Bafa: uma experiência de role play para o desenvolvimento da competência intercultural.

Descrição: Neste atelier, recorrendo a uma estratégia de “role play”, os participantes serão divididos em dois grupos e irão incorporar duas culturas simuladas. Após a devida apropriação aos comportamentos que necessitarão de reproduzir, iniciarão a simulação. Individualmente e de forma alternada, serão, posteriormente, imersos na cultura que não adotaram, procurando identificar nela padrões, normas, costumes e comportamentos que discutirão, primeiro, com os seus “conterrâneos” e, por fim, em grande grupo. Através desta atividade, procurar-se-á que os participantes possam desenvolver a sua competência intercultural, por meio da consciencialização quanto ao impacto das culturas no comportamento de pessoas e organizações.

Datas: 24-11-2025 | 14h00, 15h00.

Local: Aveiro.

Destinatários: Estudantes do Ensino Básico – 2.º Ciclo.

Inscrições: até 19 de novembro, via e-mail para rtorres28@ua.pt, indicando o número de inscritos e o horário pretendido. A atividade apenas se realizará caso haja, pelo menos, 14 participantes inscritos na sessão.

Dinamização: Ricardo Torres & Bruna Batista | LabELing – Laboratório de Educação em Línguas

MMais informações na ficha da atividade.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Património em Ação: a cidade como laboratório vivo de aprendizagem sobre sustentabilidade.

Descrição: Esta oficina convida os participantes a olhar para a cidade como um laboratório vivo onde o património construído, os espaços públicos e as paisagens urbanas se tornam pontos de partida para desenvolver competências para a sustentabilidade. A partir de exemplos concretos (escolas, praças, edifícios históricos e contemporâneos, equipamentos culturais), serão exploradas as relações entre qualidade de vida, identidade, memória, justiça social, ambiente e futuro das cidades.

Datas: 26-11-2025 | 15h00.

Local: Aveiro.

Destinatários: Estudantes Universitários, Professores.

Inscrições: até 23 de novembro, via e-mail para joaomrsantos@ua.pt. A oficina só decorrerá com um mínimo de 10 inscritos.

Dinamização: João Ferreira-Santos | LCD – Laboratório de Conteúdos Digitais

Mais informações na ficha da atividade.

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

Workshop de iniciação ao Arduino.

Descrição: Workshop introdutório com o objetivo de evidenciar o que é e para que serve o Arduino em termos educacionais (uma das plataformas mais populares para criar projetos interativos que aliam hardware e software), através do desenvolvimento de um pequeno projeto pedagógico suportado por esta tecnologia.

Datas: 28-11-2025 | 15h00.

Local: Aveiro.

Destinatários: Estudantes do Ensino Básico – 3.º Ciclo, Estudantes do Secundário, Estudantes Universitários, Famílias, Professores, Público Geral.

Inscrições: até 25 de novembro, através deste formulário. Importante: Necessário trazer computador. Não precisa saber programar.

Dinamização: Filipe T. Moreira, Ana V. Rodrigues, Vânia Carlos & Manuel Santos | LCD – Laboratório de Conteúdos Digitais & projeto Form@tive4STEAM.

Mais informações na ficha da atividade.