Oradores Convidados

IRIA BRZEZINSKI é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)  e da Universidade de Brasília (UnB).  Ciêntista Social e Orientadora Educacional pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Planejamento Educacional pela UnB e Doutora  em Administração Educacional e Economia da Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Vice Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UCG (1988-1990). Fundadora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás (1997-2001 e 2008-2010). Fundadora da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação  e Presidente (1996-1998 e 2008-2012). Membro do Comitê Científico do GT Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped).Vice Presidente da Assembleia Geral do Centro de Investigação, Difusão e Intervenção Educacional  (CIDInE/PT). Pesquisadora Nível 1, bolsista produtividade do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

ISABEL ALARCÃO é licenciada em Letras pela Universidade de Coimbra (P), mestre em Currículo e Instrução pela Universidade do Texas (EUA) e doutorada em Educação pela Universidade de Liverpool (UK). Na Universidade de Aveiro exerceu os cargos de Vice-Reitora e Reitora e lecionou até se aposentar com o professora catedrática. Autora de vários livros e artigos e muito estimada no país e no Brasil pelas suas intervenções em Congressos e Encontros científicos, é conhecido o seu trabalho no âmbito da formação de professores, tendo influenciado o pensamento sobre o papel das Didácticas das disciplinas e dedicado muita atenção à teoria e à prática da Supervisão. Tem-se dedicado também a temática do desenvolvimento profissional dos professores e das escolas numa perspetiva reflexiva. Outra área de interesse, mais recente, incide sobre os processos de revisão de literatura científica com vista à sistematização do conhecimento e sua divulgação, tendo publicado recentemente um livro, em coautoria, sobre esta temática. Para além da orientação de mestrados e doutoramentos e da coordenação de projetos, tem exercido funções de consultoria e avaliação e integrado corpos editoriais de revistas educacionais.

JOÃO AMADO é Doutor e Mestre em Ciências da Educação e Licenciado em Filosofia. Actualmente Professor Associado com Agregação, Aposentado, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, foi também professor da Universidade de Lisboa e Professor Efectivo do Ensino Secundário. Tem coordenado e participado em vários projectos de investigação nacionais e internacionais, foi coordenador decursos de formação a distância (VGCE do UC_D) e é autor e co-autor de livros e artigos sobre temáticas como a indisciplina e violência na escola, bullying e cyberbullying, metodologia da investigação qualitativa, epistemologia, pedagogia do ensino superior, etnografia e história da infância.

MARIA MARLY DE OLIVEIRA é cearense, Pedagoga, Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE-Brasil. PhD em Educação pela Universidade de Sherbrooke-Quebec-Canadá. Ex-Diretora do Departamento de Educação da UFRPE e da Faculdade Pernambucana – FAPE. Líder do grupo de Pesquisa Formação de Professores da UFRPE/CNPq. Educadora e pesquisadora comprometida com posturas inter e transdisciplinares, adotando como carro-chefe de suas pesquisas, o Círculo hermenêutico–dialético (CHD), articulado com a Dialogicidade (Paulo Freire) e o Pensamento Complexo (Edgar Morin). Atualmente, é professora do quadro permanente do Mestrado e Doutorado em Ensino das Ciências e Matemática da UFRPE. Autora de vários livros, artigos científicos, é também autora de uma nova proposta de pesquisa qualitativa, denominada Metodologia Interativa e de uma proposta didática-pedagógica que tem a denominação de Sequência Didática Interativa (SDI).